O sonho pode estar se realizando!

Olá, caras amigas leitoras. Em meu primeiro texto do ano, venho dar boas vindas a 2011, e desejar que este seja iluminado, repleto de desafios, conquistas, sonhos e muito amor a cada um de nós.

E para recepcionarmos bem este novo ano vamos fazer uma reflexão sobre sonhar. Porém, não qualquer sonho. O sonho de encontrar o par ideal, a alma gêmea, a pessoa certa, ou a pessoa errada segundo Luis Fernando Verissímo. A pessoa com a qual dividiremos nossas vidas, envelheceremos lado a lado e marcaremos suas vidas, assim como ela as nossas, para toda a eternidade.

Eu tinha um sonho desde pequeno. Sonhava em aprender. Aprender a viver, amar e ser amado. Sonhava em aprender a viver realizando meus sonhos e ser muito feliz. Aos poucos, fui descobrindo que não iria aprender a viver, e sim que viveria cada novo dia e a cada novo momento eu teria algo a aprender. Percebi também que muitas vezes amamos quem não nos ama. Amamos alguém que não deveríamos amar e que nunca estamos longe do amor nessa vida porque, ainda que sozinhos, amamos a nós mesmos. E um pouco mais adiante percebemos que nossa felicidade só depende de nós, e que um amor, desde que não seja o nosso, só vem para completar a nossa felicidade.

Já tive muitos amores, sou uma pessoa intensa, imensamente apaixonada pela vida e pelos seus segredos, que na maioria das vezes me surpreende. Cada pessoa que passou por minha vida deixou sua marca, mudou algo em mim, me ensinou a olhar a vida de outra forma. Eu já escutei isso e levo pra minha vida: “Nenhum relacionamento deu errado, todos eles deram certo e duraram o tempo necessário para que algo fosse acrescentando as duas partes.”

Conhecemos alguém, nos apaixonamos, lutamos, choramos, damos risadas, comemoramos, lamentamos e um belo dia a gente percebe que o bom do amor é viver o momento, declarações, planos, exageros... Nada é em vão, porque nenhum ser humano sobrevive só de realidade, e quando chega a hora não tem como tentar se esconder. Um conselho: corra do amor sim, mas não corra muito rápido, pra que ele possa te alcançar!

É até engraçado como a todo momento a vida te coloca em provação. Certa vez conheci uma pessoa que, como algumas outras, mexeu comigo. Uma vez uma amiga me disse que quando é a pessoa “certa” nós sentimos, e eu senti. Não era como as outras. Nossa história não é muito convencional pois, após uma semana de encanto por termos nos conhecido, o mundo de uma das partes já virou de pernas pro ar e esse foi o inicio de muitas outras provações e tribulações que aconteceram em nossas vidas. A cada momento e a cada nova dificuldade íamos conhecendo a essência um do outro, e isso nos ligava cada vez mais fortemente num elo insolúvel.

Tivemos sim muitos momentos de dor e tristeza, porém tivemos também muitos momentos de plena felicidade. Tudo nos unia cada vez mais. Grandes também eram as diferenças entre nós. Motivos de muitos desentendimentos, ou talvez tentativa de entendimento das partes. Em certo momento após alguns anos, precisei me afastar, pois eu achava que eu tinha me perdido em algum lugar do qual eu precisava me encontrar. E assim o fiz, mesmo correndo todos os riscos que eu sabia e até alguns que eu não sabia que podiam vir a acontecer. Não digo que foi fácil e muito menos que não foi doloroso pra ambas as partes. Mas foi a melhor coisa que eu poderia ter feito na minha vida. O aprendizado foi gigantesco, pois a certeza das coisas que realmente valem a pena nessa vida me foram provadas.

Peço os mais sinceros perdões a quem sofreu nessa história, primeiramente a quem me viu partir sem saber se eu voltaria, em seguida ao meu coração, mas a ele talvez fosse necessário passar por isso, e a todos os outros ao nosso redor.

Nessa viagem que fiz para dentro de mim pude ver que minha felicidade depende de mim, e que quem completaria minha felicidade sempre esteve ao meu lado. Quem por muitas vezes ao enfiar os pés pelas mãos não soube demonstrar o quanto sentia e o que realmente sentia. Aprendi que as pessoas tem seus limites, que elas jamais farão ou darão aquilo que elas não estejam preparadas pra fazer. Cada pessoa tem seu próprio tempo, e que não é porque ela não age como você espera que ela não esteja dando o máximo de si. Dizem que o segredo da felicidade é não esperar nada de ninguém, pois assim não se decepcionará se o que espera não chegar. Eu digo que o segredo talvez seja esperar que se faça o que se é possível e, quando a pessoa se sentir preparada, com certeza te surpreenderá com a habilidade desenvolvida. Como diria São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível.”

Ao olhar para tudo que vivemos, tudo que passamos, ao reconhecer nos seus olhos suas necessidades, ao sentir seu coração batendo no mesmo compasso do meu quando te abraço. Ao sentir quando recostado sobre seu corpo a intensidade do calor do desejo que contraditoriamente emana da sua pele branquinha como a neve, os sonhos meus que foram adotados e dos seus que comecei a fazer parte. Hoje tenho a certeza de com quem quero compartilhar meus dias, minhas horas, meus minutos, meus segundos de alegrias, tristezas, conquistas, simplesmente de vida.

Como eu disse e pedi perdão anteriormente, eu parti o coração de alguém quando eu saí para me encontrar, e hoje talvez o lugar do meu coração ao lado do seu já não esteja mais a minha disposição. Porém essa é a vida mais uma vez surpreendendo. Quando achamos que sabemos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. E se não mais possível for ficarmos juntos eu terei a certeza de que um dia encontrei a pessoa certa e amei verdadeiramente a pessoa certa. Eu sou um vencedor, assim como sei que muitos de nós somos por encontrarmos tal pessoa na vida. É tudo uma questão de percepção. Muitas vezes temos uma pedra preciosa ao nosso lado, por não termos conhecimento em pedras, não sabemos avaliar o seu valor e a passamos adiante, ou simplesmente deixamos rolar por entre os dedos.

Espero que essa reflexão deixe alguma fagulha boa no coração de cada uma de vocês e que, de repente, sirva de exemplo para que possam se encontrar e reconhecer os valores da vida antes mesmo de se perderem. E por fim, deixo uma frase e um vídeo de reflexão a todas vocês:

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros,
uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”
(Augusto Cury)






Por Fernando Silvestre

Colunista Rmm

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

9 | Divulgue e Comente!

  1. Unknown says:

    FER , QUE DEUS TE ABENÇÕE RICAMENTE , VC MERECE AMIGO , FICO MUITO FELIZ POR VC ... BEIJOS PAULINHA .

  2. Paty says:

    Leio constante sua coluna, gosto muito da meneira como escreve, achei seu texto bacana, e hoje te pergunto: o que pretende fazer para trazer essa pessoa de volta? Se diz q magou, apenas perdãoe uma nova oportunidade, acho que não ira resolver sua situação, se parar e pensar no momento em que diz que se perdeu, pense como ela tb poderia não ter algo que gostaria, que pesasse muito a ela e mesmo assim ficou a seu lado, desculpe mas se ela te viu com outras pessoas,pode ter destruido um amor verdadeiro, você pode tr corrido atraz de um amor substituto, ter tratado ela com indiferença, hoje a pessoa que feriu pode ser a pessoa mais infeliz do mundo tentando recosntruir o coração dela,pode estar sem chão, porém se ela tiver outra pessoa você não tem o direito de pedir para voltar, ou esteja com o orgulho ferido? Ela tem o direito de ser feliz e nesse momento acho que deve preservar, mostrar a ela que respeita,abrir mão de muitas coisas, demosntrar o Amor que diz sentir, não vai ser fácil reconstruir algo que destruiu e que deixa cicatrizes tão profundas,não peça simplemente para voltar, demonstre o que sente, mesmo que ela não enxergue que seja dolorido, hoje se pretende voltar, vc sofrerá a indiferença, o despreso, mas porque você destruiu algo que um dia teve em mãos.

  3. ANDERSON says:

    PARABÉN PELO TEXTO, MAS COMO FICA A QUESTÃO DE SABER QUE SEU CORÃÇÃO PODE NÃO PERTENCER MAIS A ESSA PESSOA, QUE DIZ TER FERIDO? PQ NO PROXIMO TEXTO NÃO ESCREVE PELO PONTO DE VISTA DESSA GAROTA?

  4. Anônimo says:

    Humm surgiu uma duvida, oq ue seria se perdeu?
    seria sair de um relacionamento aprontar e pedir para voltar sem ter culpa na consciencia? assim fica fácil!!

  5. FATIMA says:

    o que vc pretende fazer para limpar o leite derramado, acho que a pessoa que magou hoje deve estar se sentindo um monstro e se ela voltar hoje, o que ir afazer para que ela esqueça toda magoa, sabendo que você deverá se doar mais do que antes, um exemplo você se doa 300% e ela apenas 10%, devido as magoas que causou?

  6. HELLEN says:

    o que seria se perdeu? nao concordo com seu modo de pensar, acho que feriu uma pessoa atoa e aprontou todas, só se ligou qd estava sem ninguém a seu lado e esse alguém estava se recuperando, provavelmente qd quis voltar a derrubou novamente, olhando apenas para o seu proprio mundo, hoje vc acha que a confiança existe da outra parte? vc acha que alguém machucado e com tantas feridas esquece isso assim fácil? o que pretende fazer´para reconquistar? pedir desculpase e querer voltar apenas não basta, provavelmente sempre que isso acontece o mundo fica pequeno e não há prova de amor suficiente, como lidar qd sairem e a pessoa desconfiar de você, pq ela sempre terá o pé atrás, tb garanto a você que é bem provavel que não foi a pessoa que descobriu amar que te pediu em casamento ai em cima!! e hoje qual mundo estará olhando?

  7. Le says:

    Pq tiraram o meu comentário???

  8. Joel e Lia says:

    Hoje quando olhas para essa pessoa e ve que ela esta magoada com você e que há feriu, como ira fazer para ajudar a cicatrizar tantas feridas, que valor e que prova de amor pretende dar, para que alguém esqueça tanta dor?? aguardo respostas!!

  9. Fernando Silvestre says:

    Caro(a) Le, agradeço imensamente a apreciação do texto, o seu tempo dedicado a pensar a respeito, e agradeço mais ainda por nos deixar o seu ponto de vista.
    Contudo, este espaço é destinado para levar as pessoas a refletirem sobre vários aspectos e pontos de vista da vida.Com a liberdade que me foi cedida para escrever, escrevi este texto no momento em que vivia a situação e podia falar a respeito com mais intensidade e veracidade. Minha intenção jamais será de expor qualquer pessoa que seja, e no seu comentário você citou nomes de terceiros, expondo-os.Infelizmente esse tipo de comentário não será permitido.
    Mais uma vez agradeço por participar deste espaço que é nosso e espero que continue apreciando e comentando, não só os textos, como também todo o rico e diversificado conteúdo que a RMM nos oferece.