Os benefícios do Chocolate

Que mulher não gosta de chocolate? Após vários estudos, foi comprovado que o chocolate, além do delicioso sabor, pode ser um grande aliado à nossa saúde, se consumido corretamente.

O cacau é o principal componente do chocolate que contém catequinas e procianidinas, substâncias reconhecidas como cardioprotetoras. Estas auxiliam na redução da agregação plaquetária pela sua ação antioxidante, ou seja, protegem contra doenças relacionadas ao coração e cânceres.

As substâncias cardioprotetoras também agem na prevenção contra a oxidação do LDL-colesterol (chamado colesterol “ruim”) e aumento da concentração do HDL-colesterol (colesterol “bom”). Outras substâncias presentes no chocolate são as aminas biogênicas que atuam como moduladores de humor. Além disso, o chocolate é rico em vitaminas do complexo B (auxiliam no metabolismo celular) e em minerais como o manganês, potássio e magnésio (auxiliam na síntese de proteína).

Alguns tipos de chocolates, principalmente os mais escuros e com menor quantidade de açúcar, têm maior potencial de contribuir com a saúde em relação aos chocolates ao leite e branco devido ao seu maior teor de cacau presente em sua composição. Vale salientar que, apesar de todos os benefícios, o chocolate deve ser consumido com moderação. Portanto, procure orientação profissional de um Nutricionista.



Por Isadora Gerolim
Nutricionista e Colunista Rmm

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!