Reiki - Terapia Alternativa – Parte II


Olá pessoas lindas, hoje vou abordar a segunda parte, onde comentarei sobre a origem do REIKI, canal de REIKI e os seus níveis segundo o sistema USUI.

Como se originou o REIKI?

Bom, iniciou da seguinte forma. Mikao Usui foi um monge japonês e discípulo da Escola de Tendai. Foi ele quem redescobriu a técnica do Reiki, pois o mesmo já possuía os conhecimentos de técnicas de cura dos antigos, que consistiam em reequilibrar o fluxo energético das pessoas, conhecido como Chi pelos chineses, para que a Sabedoria Universal pudesse se realizar plenamente. E a Escola a qual Usui fazia parte, praticava estudos dos símbolos sagrados e seu uso energético. Como Usui já tinha conhecimentos destes símbolos e como usá-los a questão era redescobrir o Reiki para saber como ativar a Energia Universal e seu poder de harmonização de uma maneira mais simplificada para que pudesse ser usada por pessoas comuns também.

Os estudos de Usui se concentraram em descobrir de que forma Jesus conseguia realizar seus milagres, pois ele tinha conhecimento de que era possível curar com as mãos por meio da força vital que as mesmas emanam, porém desconhecia o modo como funcionava.

Por isso, ele estudou sânscrito e também as antigas escrituras budistas, vindo a encontrar finalmente a chave da sabedoria antiga, ou seja, a fórmula em sânscrito que se baseia em uma série de símbolos aos quais quando são acionados ativam e captam a energia vital universal. Porém isso não bastava, pois ele ainda não tinha o poder da cura, foi então que foi até o monte Kurama meditar em busca deste poder. Ali na montanha, ele meditou durante vinte e um dias, e foi no 21º dia, que avistou no horizonte, luzes que vindo ao seu encontro formaram justamente os símbolos que ele havia encontrado nas anotações em sânscrito. Neste momento ele perdeu os sentidos e ao voltar em si, se deu conta de ter entrado em contato com o poder de cura que tanto procurava. Foi neste momento que a técnica do REIKI foi redescoberta.

Canal de REIKI

O Reikiano é um canal de energia e uma vez iniciado ele torna-se um canal por onde passará toda a Energia Universal, que esta alinhada nele.

A energia REI não é dependente do reikiano, pois ela é Universal. E o que leva um reikiano aplicar o Reiki em outras pessoas é o amor, por isso ele tem que atender as necessidades dos outros. Outro detalhe importante, a saber, é que o reikiano não aplica sua própria energia KI. Ele estará na verdade aplicando a energia que esta além dele, energia esta a qual foi alinhada em sua iniciação, porém, se achar conveniente poderá equilibrar sua psique e seu corpo o maior número de vezes que achar necessário e com isso transformar-se em um canal mais limpo para a graça de Deus fluir por sua alma ou corpo.

Quais são os níveis do REIKI?

Segundo o Sistema Usui os níveis do Reiki são os seguintes:

Shoden – Nível I – O Despertar

O Reikiano não é criado pelo Mestre, mas sim despertado, por isso o Nível I é denominado de “O Despertar”. Aqui o iniciante é sintonizado no primeiro símbolo do Reiki, o chamado Cho Ku Rei que representa a cura física. Assim que o praticante estiver capacitado para canalizar a energia do Reiki por meio de suas mãos, ai sim ele começa a transmitir esta mesma energia em si mesmo, nas pessoas, animais, minerais e vegetais.

Okuden – Nível II – A Transformação

Já neste segundo nível o reikiano amplia seu canal de luz e também suas habilidades para o tratamento, seja ele a nível físico ou à distância, capacitando-se assim a realizar a “cura” mental e emocional enviando o Reiki á distância. Neste nível os símbolos são o Sei He ki que representa as emoções, sendo o símbolo do equilíbrio e o Hon Sha Zé Sho Nen que é o símbolo que representa o lado mental, sendo usado como ponte para o passado, presente e futuro e consequentemente enviar Reiki a distancia.

Shinpiden – Nível IIIA – A Realização

 Este é o nível do Mestre interior, ou seja, onde o Reikiano é sintonizado com a energia Daí Koo Myo, promovendo a harmonização da cura existencial que é o símbolo da sintonização espiritual com o universo e amplificador dos outros três símbolos anteriores. Com esta iniciação ele pode fazer seu próprio também, ao contrario dos níveis anteriores onde o praticante necessita de um determinado tempo para uma aplicação. Este é o nível preparatório para Mestre em Reiki que será o próximo nível a ser comentado.

Sensei / Shihan -  Professor / Mestre – Nível IIIB – Mestrado

Nível também conhecido como Espiritual, é neste que o Reikiano fica sintonizado como Mestre, estando assim capacitado para iniciar novos Reikianos e transmitir seus conhecimentos dentro do Sistema Usui.

Este é o nível onde o Mestre esta disponível a todos que tenham a responsabilidade e desejam levar o conhecimento do Reiki em todos os seus níveis, para aquelas pessoas que querem seguir por este caminho fantástico, que é o da “Energia Universal do Reiki”.

Por hoje é isso pessoas lindas. Espero ter sanado mais um pouco de suas dúvidas a respeito do REIKI, e aguardem que na semana que vem tem mais uma parte do REIKI. Este assunto vai longe. (risos) Mas é um tema bem interessante, prazeroso e imprescindível nos dias de hoje, principalmente.

“Não duvide do poder da bondade, embora pareça que tudo está contra você. Um coração com Deus representa maioria, contra toda uma multidão desvairada. A bondade praticada em todos os momentos é uma sementeira que nos garantirá colheitas de felicidade e paz. Só quem planta bondade encontra dentro de si força de viver com Deus. Use, então, sem restrições, a bondade de seu coração.” Minutos de Sabedoria




Por Adriana Zancanaro

Colunista Rmm

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

3 | Divulgue e Comente!

  1. Unknown says:

    Muito bom Dri... adorei!!!!

  2. Anônimo says:

    Otima materia, o Reiki é uma grande alternativa para um controle Espiritual!!!Bjoss Adri

  3. Olá amiga Alana. Obrigada. Fico feliz que tenhas gostado.

    Anônimo que acho que sei quem és, pois vive postando anônimo no meu blog rs. Mas como estou indicando este blog para outras pessoas que tenho contato, não vou arriscar em dizer ao certo quem é.

    Realmente o REIKI é uma excelente alternativa para o controle não só espiritual, mas como em todos os setores da vida do ser humano.

    Mas lembrando que só pode ser feito por pessoas capacitadas e tem que ter toda uma preparação antes de aplicar.

    Muito obrigada por estarem lendo e comentando sobre o assunto, pois o feedback é importante.

    Beijos