Design de joias e acessórios – por Dri Designer

Sou Adriana Zancanaro. Designer, Colunista Rmm, atuante na área de design de joias e acessórios e estarei postando matérias referentes a essa minha área. Será a oportunidade que precisava para retomar a profissão.

As novas matérias sobre design, moda, joias e acessórios se apresentarão na coluna Moda e Beleza  Rmm. Serão assinadas por mim, e abordarão informações e debates acerca de tudo que envolve Design, Moda... enfim, o universo da joalheria, bem como bijuterias, acessórios e culturas no que diz respeito a esses assuntos.

O objetivo promover conhecimentos e divulgar as tendências ligadas à moda e consumo, direcionadas ao setor joalheiro. Sendo assim, para iniciar, vou abordar um resumo, ou melhor, uma releitura de partes do texto do meu projeto de conclusão de curso, o famoso e temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), executado em 2007.
Primeiramente, vale esclarecer o diferencial entre a palavra design e designer que muitos confundem. Design é a profissão e designer somos nós, os profissionais. ;D
Sabe-se que o setor joalheiro vem crescendo a cada ano, e isso, graças à criatividade de nós, profissionais designers, e a busca constante por novos materiais e processos para a execução de joias e acessórios. Sendo que esta busca é devido à preocupação e a consciência destes para com a degradação ambiental e a amenização da mesma. Esta é também uma das razões do crescimento pela busca de materiais alternativos, o melhor aproveitamento de materiais no setor joalheiro e a conscientização do público em consumir peças raras e exclusivas de joias e acessórios.

O estudo para o meu TCC visou ter como proposta a criação e a execução de peças de joias utilizando-se matérias-primas que são descartadas nos garimpos, por meio de uma segunda seleção das pedras preciosas. Porém, podemos estender essa ideia para outros tipos de matérias-primas que podem ser reaproveitadas e/ou recicladas e utilizá-las em projetos de design de jóias, e executar a criação de belas e únicas peças.


Atualmente esta necessidade se torna mais indispensável ainda devido os problemas ambientais. Tornando assim jóias e acessórios executados com couro de tilápia, nó de pinho, pedras preciosas descartadas entre outros em acessórios de luxo e únicos.

É através de estudos e projetos deste gabarito, que o design vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável. E nós, designers brasileiros, demonstramos muito bem esta preocupação com o desenvolvimento sustentável, por meio de projetos utilizando matérias-primas descartadas, de reaproveitamento e recicladas.

Para nós tudo é passível da criação de novos projetos e produtos. Uma das nossas funções é quebrar paradigmas, dar forma ou usabilidade, a algo que, para outras pessoas não teria importância nenhuma e que transformada neste caso, em uma joia ou acessório encanta as pessoas, vindo a ser desejada tanto por mulheres quanto por homens. É por homens também, afinal criamos jóias para o público masculino também.

Projetar uma joia ou acessório com conceito, requer estudo, pesquisa, criatividade e analise dos dados e informações obtidas para ai sim iniciar o processo da criação das peças. Por isso não se deixem enganar, pois Designer é o indivíduo que realmente está cursando ou cursou Design (graduação, pós, mestrado,etc.) e que busca sempre se atualizar para desenvolver projetos interessantes e funcionais, assim como um médico para exercer legalmente a profissão tem que passar por um curso universitário, estudar muito e se especializar. Um designer para exercer legalmente a profissão também tem que passarpelo mesmo processo.

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

9 | Divulgue e Comente!

  1. Gostei da matéria e com certeza estaremos acompanhando as outras matérias da Adriana. Parabéns!

  2. Muito importante essa mininaaaaa...rsrsrs (brincadeiras a parte), Dri te desejo todo sucesso do mundooooooooo!

    Suas matérias são ótimas. Acompanhem pessoal.

    Shirlei Melo

  3. Eta guria!!!! adorei a matéria..parabéns e quero ler outras!! tu tá chique!! bjsss
    Tititi da Dri

  4. adorei a matéria!!! e quero ver outras por aqui!! Tu tá chique heim!!
    bjs
    Tititi da Dri

  5. Anônimo says:

    Gostei muito !!...e é com muita satisfação que vou acompanhar....Sucessos!! Parabens!!

  6. Olá pessoas queridas! Boa tarde!
    Obrigada ao pessoal do Calçados Mariquinha pela visita, comentário e pelo parabéns!Fico grata em saber que terei sempre a visita de vocês por aqui ;D
    Beijos

  7. Olá Shirlei!
    Eita só você mesma rs.
    Fico grata com sua visita por aqui.
    Obrigada pelos elogios.
    Muito sucesso para você também.
    Beijos.

  8. Minha amiga gaúcha, Dri. Obrigada pela visita e comentários. No que depender de mim outras matérias virão.
    De coração adorei sua visita.
    Uma ótima e abençoada semana.
    Beijos

  9. Olá Beatriz querida! Obrigada por sua visita e comentário também. Que bom que gostou.
    Fico super feliz com o feedback, das pessoas que considero, minhas pessoas queridas, que são vocês.
    Uma ótima e abençoada semana pra ti também.
    Beijos