Mais algumas poções mágicas

Minhas meninas super-poderosas, estou com saudades de vocês, minhas queridas! Como passaram a semana? Tudo certinho?

Hoje trago a conclusão de nossa série sobre produtos de limpeza sustentáveis. São algumas dicas espertas para deixar a casa linda, cheirosa e do jeitinho que vocês gostam para a família, para receber os amigos ou simplesmente torná-la agradável e acolhedora, proporcionando momentos agradáveis de descanso e descontração.


Sempre munidas de nossos equipamentos de proteção individual (confiram a lista aqui), vamos às dicas e receitinhas:

Para Lavar Pisos Cerâmicos

Ingredientes
• ¼ de xícara (chá) de vinagre branco
• 4,5 l de água morna
• 1 colher (chá) de suco de limão (se desejar use algum óleo essencial de sua preferência adquirido em casas de produtos para limpeza ou que comercializam artigos para a fabricação de perfumes e cosméticos)
• 1 balde grande

Preparo
Misture todos os ingredientes no balde e lave o chão com a mistura, esfregando normalmente com vassoura ou esfregão. Caso tenha utilizado vassoura de pêlo ou esfregão na limpeza, você poderá higienizá-los polvilhando bicarbonato de sódio sobre as fibras espremidas e deixando atuar por cerca de 5 minutos. Em seguida, lave com água morna e ponha para secar. Isso evitará mau cheiro e mofo na vassoura ou esfregão.

Limpando Vidros E Espelhos

Ingredientes
• ¼ de xícara (chá) de vinagre branco ou 1 colher de sopa de suco de limão
• 2 xícaras (chá) de água

Preparo
Simplesmente coloque a mistura em um borrifador e limpe seus vidros e espelhos utilizando um pano macio de algodão (escolha um que não solte fiapos) ou pedaços de jornais velhos. Mais simples impossível, amigas!

Lustra Móveis

Ingredientes
• 3 colheres (sopa) de suco de limão
• ½ xícara (chá) de óleo vegetal (para lustrar móveis, dê preferência ao azeite de oliva que é de melhor qualidade)

Preparo
Coloque os ingredientes em um frasco com tampa e chacoalhe para que se misturem. Agora é o momento certo para utilizar as camisetas ou meias de algodão velhas que mencionei no artigo anterior, para aplicar o produto em seus móveis. Finalize o processo lustrando com outra camiseta ou meia limpos e secos!

Mantenha Os Banheiros Sempre Limpinhos

Ingredientes
• 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio
• Suco de 1 limão
• 1 xícara (chá) de sabão líquido (veja a receita no artigo anterior clicando aqui)

Preparo
Misture bem os produtos e coloque em um borrifador. Caso tenha ficado muito grosso, vá acrescentando água até que obtenha a consistência que você deseja. Utilize a mistura para a limpeza das louças sanitárias e da banheira, como se fosse um sapólio.


No vaso sanitário, após aplicar o produto, deixe agir por aproximadamente 10 minutos, juntando, depois, o seu desinfetante preferido e esfregando normalmente.

Tapetes E Carpetes Limpinhos E Sem Odores

Ingredientes
• 2 medidas de fubá (sim, é aquele com o qual fazemos bolo)
• 1 medida de bórax

Preparo e Utilização
Misture os dois ingredientes e pulverize seu tapete ou carpete, deixando agir por uma hora e aspirando em seguida. Para desodorizar rapidamente, pulverize os tapetes e carpetes com bicarbonato e aspire logo em seguida.

Algumas dicas rápidas
• Para amaciar as roupas: Misture 1/2 copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato de sódio na água do enxágüe.
• Limpando o forno: prepare uma solução de água e bicarbonato de sódio e utilize um pano fino para aplicá-la.
• Panelas e formas queimadas: deixe-as de molho na água com bicarbonato por algumas horas antes de lavá-las.
• Esquadrias de alumínio sempre novas: limpe-as mensalmente com uma mistura, em partes iguais, de óleo vegetal de cozinha com álcool. Para finalizar dê brilho com um pano macio e seco.
• Para perfumar o ambiente: faça uma solução com as ervas de sua preferência e vinagre ou suco de limão e utilize com o auxílio de um borrifador.

Uma recomendação para as amigas: os produtos que levam suco de limão em sua fórmula só podem ser guardados por uma semana. Os outros produtos podem ser armazenados indefinidamente, porém, pode ocorrer a separação de seus componentes, bastando misturar novamente para resolver o problema.

Antes de utilizar qualquer um destes produtos, faça um teste em alguma parte menos visível da superfície que pretende limpar para verificar se não ocorrerão manchas. Isso também vale para os produtos de limpeza convencionais.

Espero que as amigas aproveitem as sugestões que preparei. Não podemos esquecer que tudo o que fazemos em prol do meio ambiente reverte em nosso próprio benefício. Tanto no aspecto econômico, quanto nos aspectos da saúde e bem-estar.

Caríssimas, vou ficando por aqui! Desejo a todas, uma semana produtiva, cheia de realizações e felicidade! Mil beijos, Guta Schneider.


Gosto de artesanato, arte, cultura, tecnologia, culinária, bichos, casa, decoração e estou sempre inventando algo diferente!
Meu blog www.gutablog.com

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

3 | Divulgue e Comente!

  1. Que delícia de informação Guta! Coisas simples que salvam o nosso dia-a-dia! Um grande beijo!

  2. Mary says:

    Nossa! Adorei! Já faço uso do vinagre em minha casa, pois eu e emu filho somos alérgicos a cheiros fortes com o água sanitária e outros produtos. Beijos

  3. Anônimo says:

    Parabéns por tantas dicas importantes para nossos dia a dia amada amiga!!!
    Bom caminhar contigo neste espaço mágico, cheio de informações.

    Beijos da Bruxa Jade Fênix