Fofocar no trabalho? Sai dessa!
"Ninguém faz fofoca sobre as qualidades dos outros”. A frase do escritor irlandês Bernard Shaw mostra o real objetivo do fofoqueiro: Falta de compaixão.
Quase sempre, a fofoca vem acompanhado da frase “não conte para ninguém”, que é como se estivéssemos dizendo passe a informação adiante, e se quiser aumente um pouco mais.
Tudo bem que é da natureza do ser humano falar dos outros, mas não quer dizer que devemos sair por aí fazendo comentários sobre alguém ausente. Isso, no trabalho, pode causar um prejuízo enorme para a vítima.
O fato é que a fofoca só tem o poder da destruição, contagia o ambiente de trabalho e pode fazer um estrago grande para alguém. Não há um remédio contra a fofoca, mas dá para tentar lidar melhor com isso.
Para ficar na sua, é preciso que você esteja bem com si próprio, com sua auto-estima e auto-confiança. Mas, quando os boatos colocam em risco o seu cargo, é hora de entrar em ação.
“A melhor maneira para acabar com isso é expor a situação. Converse com o mexeriqueiro, seja firme, e não grosseira diga que acha a atitude de mau gosto. A conversa franca o desarma”, acredita Maria Ignez Prado Lopes Bastos, diretora da MTB Assessoria Organizacional.
Levantamento feito pela universidade de Oxford, na Inglaterra indica a predileção pelo assunto, a FOFOCA está presente em pelo menos 65% das conversas.
Algumas dicas para não cair na boca do leva-e-traz, como se anular diante de pessoas fofoqueiras:Até a próximaaaa! ;)
- Ficar longe dos grupinhos dos fofoqueiros.
- Falar em voz baixa, especialmente quando tratar de assuntos confidenciais;
- Não espalhar seus resultados positivos, prêmios e novos projetos que lhe foram confiados;
- Caso tenha amigos no ambiente de trabalho, tenha descrição. Não comente na frente dos outros colegas os programas que vocês fizeram, pois isso gera comentários;
- Se trabalhar com alguém de quem não gosta, troque cumprimentos e não mostre antipatia.
- Cultive um bom networking com seus colegas de trabalho;
- E o principal, não se esqueça de que você é pago para trabalhar e desenvolver as suas funções profissionais dentro de um determinado período de tempo, portanto, não gaste seu tempo com assuntos que não sejam de interesses da empresa;
- Afinal, se Deus criou o homem com dois ouvidos e uma única boca, certamente sua vontade era de que o homem ouvisse mais e falasse menos.
categoria: Mercado Trabalho, Shirlei Melo
Amiga Shirlei, logo que vi o titulo eu já tinha certeza que esta era mais uma de suas excelentes matérias, e bingoooooooo, acertei. ;)
Matéria espetacular mesmo, afinal, as fofoca muitas vezes não ocorrem somente nos ambintes de trabalho e sim fora deles também.
O que falar de quem é fofoqueiro... bom, na certa isso é falta de capacidade da parte deles, e ai para tentar denegrir a imagem dos outros, ficam fofoqueando.
Eitaaaa este povo fofoqueiro. hehehehe
Ao inves de, ficarem falando da vida alheia deveriam ler um livro com conteúdo descente, com certeza ganhariam muito mais do que ficar falando da vida alheia. ;)
Amiga adorei esta sua matéria também.
Beijos.
Oi Shirlei!
Primeiro adorei o título da máteria. Quem nunca foi vítima de uma fofoca?
Quando ví que era sua, fiquei mais feliz ainda.
A fofoca já tem um nome pejorativo, vc não concorda? Fiquei feliz em já praticar algumas das suas dicas, pois não gosto de fofocas, e vou tentar ainda mais agora com sua matéria.
Sucesso!
BeiJosy
Josy Cipolatti
Shi, realmente é um hábito horrível, praticado tanto por mulheres quanto pelos homens também...sabemos que é impossível extinguir a fofoca da vida das pessoas, mas se pelo menos conseguirmos minimizá-la no ambiente de trabalho já daremos grande passo...
O fato é que as pessoas que perdem tempo com este tipo de coisas, normalmente são aquelas que nunca progridem em nada que fazem e acreditam que aqueles que obtiveram êxito tiveram mais "sorte" ou então foram "peixada" de alguém...
Fofoca realmente é uma situação complicada, tanto pra quem está sendo exposto, como para quem faz a fofoca e é descoberto. O clima fica pesado e o trabalho não flui como deveria, pior ainda é quando é sobre a empresa, ou que ela vai falir ou coisas desse tipo, o que sempre acontece quando as coisas não vão tão bem. É necessário ter um discernimento plausivel e saber a hora de trabalhar e o momento certo de tecer certos comentários, acho que no Brasil pelo menos ainda estamos muito longe de se atingir isso.