Os 10 vestidos de noivas mais copiados

Em todo o mundo, a única coisa que todos os meios de comunicação falam é sobre o casamento de Kate e Willian (não colocamos sobrenome, porque já nos sentimos da família, rsrs). O site Delas publicou uma matéria onde estilistas apontam esses 10 vestidos mais copiados, veja:

Se o grande dia do casamento vem com direito a banquete e espumante, é claro que o vestido/bufante/incrível de princesa tem de fazer parte do pacote. E, princesa, no caso, não é força de expressão. Noivas querem mesmo o glamour literal que vem com um casamento real. Por isso, nada melhor do que buscar inspirações nos vestidos das princesas de verdade, como Kate Middleton, que sobe ao altar hoje, com o segundo herdeiro do trono, Príncipe William.

"Estive em Londres há pouco tempo e só se fala nesse casamento", disse o estilista Samuel Cirnansck, um dos queridinhos das famosas brasileiras. A um dia das bodas mais esperada há décadas, engrossam a lista de especulações sobre quem vai desenhar o vestido da princesa. As apostas vão desde os moderninhos até os mais tradicionais, como Alexander McQueen, Sophie, Cranston, Sarah Burton, Bruce Oldfield e Alice Temperley.

"Sem dúvida, o vestido dela vai ser o mais copiado do mundo. A monarquia britânica é a única que consegue juntar todos os ingredientes necessários, como abadias, carruagens, guardas-reais e prestígio… Daí todo esse glamour. E realeza é que nem faqueiro, não adianta ser de ouro com diamantes, porque se estiver faltando algumas peças, você não vai usar naquele jantar incrível", compara Cirnansck.

Não é a toa que o vestido de Lady Di, feito por David e Elizabeth Emanuel, e digno de um casamento real em Westminster Abbey, foi o mais copiado na década de 80. Mesmo muito tempo depois, o modelo de tafetá de seda, com mangas bufantes, saia incrivelmente volumosa e todo bordado com paetês e pérolas, continua inspirando muitos vestidos e estilistas atuais. O modelo é digno de conto de fadas e chegou a ser leiloado por 175 mil dólares.

Na época, os designers receberam críticas pelo tecido, que parecia amassado quando Lady Di saiu da carruagem. David e Elizabeth, no entanto, preferem culpar a carruagem, claro, pequena demais para o vestido.


Ironias à parte, outra noiva muito copiada e que trouxe a desglamourização do vestido foi Carolyn Kennedy. "Na década de 90, o Brasil não estava tão bem economicamente, e o que mais fez sucesso foi o da Carolyn Bessette-Kennedy, simples e minimalista", diz o estilista Caio da Rocha, especialista em vestidos de noivas. "Hoje, com a economia melhor, as noivas voltaram a desejar os vestidos mais volumosos", diz.

Carolyn Bessette-Kennedy pode até não ter nascido nobre de sangue azul, mas casou-se com John F. Kennedy, Jr., filho do presidente assassinado John F. Kennedy e de Jacqueline Onassis, o que levou a ter luxos dignos de princesa. O seu vestido de casamento foi um Narcisco Rodriguez de seda, sem muitos detalhes, mas superelegante e que serviu - e ainda serve - de inspiração para muitas mulheres.


E se Lady Di marcou os anos 80 e Carolyn Kennedy os 90, a diva dos anos 50 e 60 foi Grace Kelly, a princesa de Mônaco. "O da Grace Kelly é um au concour entre os vestidos de noiva. Até hoje tem gente que chega ao ateliê e pede um vestido inspirado no dela", conta Lethicia Bronstein, outra estilista queridinha entre as noivas. Com vestido de gola alta, manga comprida de renda, desenhado por Helen Rose, o modelo termina em uma saia volumosa de tafetá de seda, tule e renda. Na cabeça, uma tiara toda bordada em pérolas. Pouca pele à mostra, como funcionava na época, e discreto, como pede uma cerimônia real.


Mas noiva não precisa de título de nobreza para usar vestido de princesa, muito menos para criar burburinho e ter o seu modelito copiado depois. Aqui no Brasil, quem é que não se lembra do vestido Samuel Cirnansck da atriz Juliana Paes? Sexy e romântico, a cara das noivas brasileiras e forte candidato a inspirações futuras. "Tomara-que-caia é o decote mais procurado no meu ateliê", diz Caio da Rocha.




O véu e a grinalda também são ícones de casamento dos sonhos, e que, apesar do sumiço nos anos 90, estão de volta. A cantora Sandy escolheu Emanuelle Junqueira e um desenho supertradicional, que além de retomar todos os ícones da moda romântica como volume, comprimento, renda e bordados trouxe sensualidade na medida ao mostrar um pouquinho de pele nas costas.


O casamento da atriz Sthefany Brito com o jogador de futebol Alexandre Pato nem durou lá muito tempo e ainda terminou com brigas judiciais, mas veio todo poderoso com um vestido Dolce&Gabanna digno de princesa, que mistura o decote tomara-que-caia atual com a saia exageradamente bufante da época da Lady Di.

Mas, para inspirar, o vestido não só não precisa ser da família real, como também não precisa nem ser real. O vestido desenhado por Vivienne Westwood da personagem Carrie Bradshaw, estrelado por Sarah Jessica Parker no filme Sex and the City, é o típico vestido "princesa moderna", com muito volume e design descolado. "É uma das maiores inspirações atuais", diz Lethicia.



O vestido da Bonequinha de Luxo, a Audrey Hepburn, o modelo de Ann Lowe para Jackie O. e o Vera Wang de Chelsea Clinton representam três estilos bem diferentes, de épocas distintas, mas que serviram - e ainda servem - de referência para as noivas de hoje em dia.

categoria:

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

2 | Divulgue e Comente!

  1. Anônimo says:

    Olá,

    O seu post foi indicado e publicado no site Links a La Mode, o agregador de links que reúne os melhores blogs de moda do Brasil. Veja:http://linksalamode.com.br/2011/07/agregador-de-links-de-moda-os-10-vestidos-de-noivas-mais-copiados

    Mande seus links para nós e aumente a visibilidade do seu blog na web.

    Seja também nosso parceiro! Conheça as vantagens de fazer parte do Links a la Mode.

    Promoção: Faça um post sobre o Links a la Mode em seu blog e ganhe um mês de parceria totalmente grátis!

    Sabia mais enviando um e-mail para nós!

    Att,

    Equipe Links a la Mode
    http://www.linksalamode.com.br
    Twitter e Facebook: @linksalamode

  2. Unknown says:

    O da Sandy foi lindo mesmo.


    Bjos
    Dani Rodrigues
    www.miscelaniumfashion.com
    Facebook e Twitter: @miscelanium