Constipação intestinal

Eis uma das queixas mais frequentes feitas por mulheres em consultórios. Entenda mais sobre esse problema feminino, confira os melhores tratamentos, divulgue com as amigas e tire suas dúvidas deixando um comentário para a nossa querida Colunista Rmm responder.

Também chamada de prisão de ventre, o movimento dos intestinos são de extrema importância na impulsão do bolo fecal, favorecendo a eliminação das fezes. Dependendo da frequência dos movimentos e da presença de água e de restos de alimentos, o funcionamento dos intestinos é favorável. Se não tratada, pode evoluir para doenças como hemorróida, diverticulite, diverticulose entre outras.


O tratamento

Consiste na ingestão de fibras do tipo insolúvel que têm o papel de aumentar o volume e o peso das fezes e aumentar a excreção de ácidos biliares. Esse tipo de fibra é indicada tanto para reduzir o colesterol sanguíneo, como para regular o trânsito intestinal. Os principais tipos de fibras insolúveis são a celulose, a lignina e algumas hemiceluloses, que são encontradas em maior quantidade nos cerais como a casca do trigo.

Atividades

A prática de atividade física também é indicada pois auxilia nos movimentos peristálticos do intestino. O plano alimentar deve conter frutas, hortaliças cereais integrais como o arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça entre outros alimentos fontes de fibras. Porém, de nada adianta a ingestão de fibras sem ingestão de água. Sabe-se que o consumo diário de água por um adulto saudável deve ser de 2L.

A grande chave para o tratamento da chamada prisão de ventre consiste na mudança do estilo de vida. Tal mudança tem como base 3 fatores: ingestão de fibras, prática de atividade física e ingestão de água.

Em suma, cuide bem do seu intestino! É qualidade de vida!



Por Isadora Gerolim
Nutricionista (CRN1/6629)
e Colunista Rmm

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!