Profissional ou Proficional? Qual sua escolha?

Todos sabemos que a forma correta é PROFISSIONAL, mas metaforicamente falando temos dois tipos de profissional em todas as profissões.

Independentemente das impressões pessoais, existem hábitos e competências reconhecidamente necessárias para obtermos resultados na busca do sucesso profissional.

Quantos profissionais concluem faculdade e não são bem sucedidos em suas carreiras? Muitos, não é mesmo?

Existem médicos, advogados, professores, na maioria das profissões existem os bem sucedidos e os mal sucedidos. Esse conceito, ao meu ver, é muito pessoal. O que já sabemos é que não nascemos líderes de sucesso, contudo todos podem aprender.

Vejamos, então, algumas competências para ser um profissional eficaz:

FOCO
Não importa o que aconteça em seu trajeto, mantenha o foco no que você estabeleceu como meta.

VISÃO AMPLIADA
Tenha  visão ampliada, conhecimento tácito e explícito. Não escute somente uma opinião, escute várias e tire suas conclusões. Forme suas próprias opiniões.

COMUNICAÇÃO CLARA
O grande fator de diferenciação entre as pessoas é uma comunicação eficiente, ou seja, clara, com uma mensagem simples e objetiva. Seja direto e objetivo nas suas idéias e planos, não faça rodeios.

SABER OUVIR
Penso que devemos ouvir mais do que falar. Fale nos momentos certos.

SABER SERVIR
Grandes líderes fazem o mesmo, são líderes servidores. Servir as pessoas do que elas precisam para executar o trabalho.

COMPROMETIMENTO
O nosso empenho tem grande peso na construção do nosso sucesso. O comprometimento nunca é individual, depende de outras pessoas. Então, quem não se compromete com o sucesso dos outros, como os clientes ou a própria empresa, dificilmente verá o seu próprio sucesso.

PLANEJAMENTO
Quando planeja bem suas ações e é altamente eficiente no seu senso de urgência, consegue ser mais abrangente nas suas conquistas, já que o esforço mental é mais importante que o físico. Quem não se planeja trabalha mais e terá como resultado uma baixa produtividade.

CONFRONTAÇÃO POSITIVA
O bom profissional não pode ter medo de iniciar conversas que precisam acontecer. Encare os problemas, não fuja deles e nem deixem para depois. Pode ser que o problema se agrave.

OTIMISMO E ENTUSIASMO
O pessimista se concentra no problema, o otimista focaliza a solução. Ficar tentando descobrir o porquê do problema, não adianta, busque as soluções. E depois sim identifique o porquê para não acontecer novamente.

LEGITIMIDADE
Tenha firmeza de caráter. O seu discurso precisa ser coerente com as suas atitudes, sem que precise se justificar para isso. Os aprenderem a fazer isso seguirão adiante de forma mais rápida, porque se movem no com coerência e verdade.

ESTÍMULO
Estimule o outro. Bons profissionais sabem manter as coisas movimentadas, interessantes e divertidas esse modelo de ensino de forma consistente pela maneira de agir com o seu grupo.

GERENCIAR CONFLITOS
Um bom profissional tem que ser capaz de gerenciar conflitos,
utilizando isso como oportunidade para crescimento dentro da sua equipe.

Minha conclusão é que não há ambiente mais apropriado para conhecimento e crescimento que num grupo onde as pessoas são bem diferentes. A meu ver, é o melhor laboratório de aperfeiçoamento para um ser um profissional eficaz. Conseguir manter produtivo e unido um grupo, apesar de fazer parte dele pessoas com habilidades e personalidades diferentes, pode ser um grande desafio. As diferenças podem ser trabalhadas para um bem comum.

“O sucesso é a opção de não desistir e o fracasso é opção por desistir cedo demais”.

Deixem seus comentários e até a próxima.  :D



Por Shirlei Melo
Gestora de Recursos Humanos
& Colunista Rmm

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

3 | Divulgue e Comente!

  1. Exelente matéria e dicas bem interessantes!
    Beijos
    Dri =)

  2. Anônimo says:

    Parabéns por mais uma matéria!!!
    Está arrebentando heim... Continue assim, te desejo todo o sucesso do mundo, pois sei que você batalha para conseguir tudo o que deseja e merece ter!
    Ótima matéria.

  3. Shi, muito boa matéria, com colocações verdadeiramente reais, que mostram muito mais do que um profissional, mas sim o próprio perfil de liderança!
    E liderança, independe de posição no organograma!!!!
    Olha, gostei muito da frase que colocou no final da matéria e faria um comentário sobre o tema!
    Pra vocês existe fracasso??? Eu acho você realmente fracassa quando é algo que não pode ser refeito, algo finalizado... mas enquanto há um novo modo de se fazer e pode ser feito... você não fracassou!!!
    Parabéns amor!!!