A base de ter um networking

Quem tem boca vai á Roma, e quem tem um bom networking também. Para isso, é necessário que a sua rede de relacionamentos seja uma rede de proteção, com troca de ideias, informação, aumento da visão de mercado entre tantos outros atributos. 

Hoje, é comum as pessoas trabalharem por projetos, isso significa que você vai ter contato com várias pessoas o tempo todo. Essa rotatividade faz você já iniciar a sua rede de relacionamentos e preencher a sua cartela de amizades e que seja feita á base de confiança.

Tem gente que procura os outros somente quando precisa, não subestime as pessoas achando que elas não vão perceber que você está marcando presença só pra garantir favores futuros. O networking deve ser mais do que uma relação entre interesses, e sim de amizade, confiança, conversa, envolver-se e discutir assuntos de interesses de ambos.
Sabe aquela história de falar ‘e aí, como você está?’ sem estar interessado nisso de fato? Cuidado, pois podem perceber. Todos temos o papel de que ninguém é mais importante que ninguém.

Sugiro que seja marcado um almoço por semana, que ligações sejam feitas sem compromisso, não encare como cumprir a agenda, e sim para estar com as pessoas, ter elas por perto faz criar laços afetivos, manter a lista de contatos atualizada e não perder de vista quem não só fez parte de um período de sua vida, e sim que perpetue.

Ensinar também é muito bom, não só para o seu conhecimento e crescimento intelectual como também é ótimo para movimentar e renovar a rede de relacionamentos. Principalmente em curso de pós-graduação, os alunos já são profissionais do mercado. Se você já pensava com carinho a idéia de ser professor, agora estude melhor as possibilidades.

Freqüentar uma sala de aula continua sendo um excelente jeito de turbinar sua rede de relacionamentos. Escolha aquele curso a qual você, há muito tempo, vê com bons olhos e tire-o do planejamento.

Para um bom líder não é recomendável limitar os contatos, faça-o crescer na sua área como também nas demais. Uma mudança de rota na carreira exige conversas com pessoas diferentes da sua. Torna-se uma das atribuições de um líder, colocar as pessoas em contato uma com as outras. Principalmente se for casos de interesses para os demais, eles irão sempre se lembrar de você e pode futuramente retribuir o favor te apresentando também pessoas.

Customize seus contatos, evite enviar e-mail para um monte de gente, personalize-os e deixe-os sempre fácil, de preferência com nomes, sobrenomes e uma referência a qual de onde o conhece. Trate sua rede de contatos com mais cuidado do que você teria com um conhecido ou com menos intimidade que você teria com um amigo. Esquecer ou trocar o nome de alguém pode ser o fim, então, apresente-se rapidamente e passe logo a bola para o interlocutor, concentrando-se na conversa para a pessoa se sentir o centro de tudo, lembrando também que é sempre bom dizer o nome da pessoa no início, meio e fim da conversa.

Se uma amizade se desenvolver com o tempo, ótimo.  Considerando que espontaneidade é fundamental, não existe receita melhor no assunto se você não for do seu jeito. Autoconhecimento, conhecimento dos outros e abordagem adequada são fatores críticos para ter sucesso no networking.

Tratando-se do assunto, vale lembrar que devemos ouvir 70% e falar 30%. Assim você acaba sabendo de muitas coisas interessantes, tudo flui melhor quando as pessoas estão relaxadas e se divertindo, sem a preocupação de ter que fazer mesmo o networking.

Mudou de emprego? Está envolvido em um projeto interessante? Avise aos seus contatos. Mas faça de um jeito personalizado, com uma mensagem individual e os valorizando.

Criar um blog movimenta sua rede de relacionamentos. Se você focar em um tema e fizer um trabalho bem-feito, o blog pode torná-lo uma espécie de referência naquela área. Como também consegue muitas idéias, informações, estudar mais sobre assuntos abordados no blog, abrangendo o tema e tornando-os mais interessantes ao seu conhecimento.

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

1 | Divulgue e Comente!

  1. PARABÉNS pela matéria Érika,excelentes observações e dicas essenciais,adorei mesmo!

    Bj,
    Ana Azevedo
    http://www.aninhaazevedo.com