Crescimento profissional inicia-se na leitura diária

"A educação será a indústria de maior crescimento nos próximos 20 anos, acompanhada apenas pela saúde." (Peter Druker)

Escrever corretamente é a obrigação de todo profissional. É fundamental para um gestor, executivo, estudante ou profissional de destaque saber se expressar de forma verbal e escrita. Avistamos essa necessidade desde a pré-escola, melhoramos os índices de educação, mas ainda estamos longe de atingir um patamar ideal.

A importância de a leitura ser levada em consideração é bem sério, propostas ruins geram desinteresse pela escrita. No entanto, já foi comprovado que crianças que não são motivadas e que não tem um bom convite dos professores crescem sem o prazer de tornar isso um desafio, havendo um comportamento pessoal e levando para toda a vida.

A escolaridade média dos brasileiros não chega a seis anos, o que é menos da metade dos anos que um coreano passa na escola. Argentinos e chilenos têm mais de 50% do tempo médio de escolaridade dos brasileiros.

Tudo isso, que à primeira vista é uma desvantagem para o mercado editorial, pode ser uma oportunidade, fato percebido por muitos. A educação já movimenta R$ 90 bilhões por ano no Brasil e deve ser o setor que mais crescerá no mundo nas próximas duas décadas. Bastaria que os 63,2 milhões de brasileiros que estão vinculados à escola, querem como estudantes, querem como professores, tivessem um padrão mínimo de uso e consumo de livros compatível com uma economia emergente como a nossa, para que os números da nossa indústria editorial tivessem um incremento crescente.

Ao ser alfabetizada, ao aprender a domar as palavras, ao iniciar um relacionamento com os livros, a criança pode começar a ser gradualmente fidelizada como consumidora. Sabemos da forte influência dos professores na formação de seus alunos e, esta influência, no que diz respeito ao gosto pela leitura, vai depender do grau de afetividade do professor com o hábito de ler.

Devemos vacinar todos com o hábito de ler. Havendo um crescimento no intelecto, no aprendizado, conhecendo assim as palavras, as citações, as expressões e levando para toda a sua vida. Até porque quem ler muito escreve bem e fala melhor ainda.

No site Educar para Crescer tem muita coisa boa para você testar seus conhecimentos. Recomendo já iniciar com os jogos das palavras para treinar a grafia da nossa linda e complicada língua portuguesa. Boa sorte á todos e deixem seus comentários.

Por Érika Menezes
Colunista de Mercado de Trabalho Rmm

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

1 | Divulgue e Comente!

  1. Matéria interessante. Com certeza a educação e a leitura devem ser priorizadas e incentivadas.
    Beijos
    Dri =)