Saúde e Beleza - Cuide das suas unhas

Suas unhas estão fracas? Isso pode ser reflexo da sua alimentação. Confira, tire dúvidas e deixe comentários.

As unhas são compostas basicamente de uma proteína rígida, a queratina, que curiosamente é a mesma proteína dos cabelos. A aparência das unhas pode ser resultado de má alimentação por deficiências de macro e micronutrientes.

Algumas doenças provocam alterações nas unhas, como: anemia, psoríase, câncer, colagenoses, doenças pulmonares, doenças cardiovasculares, além das doenças locais causadas por fungos.

Unhas pálidas podem denunciar anemias e doenças hepáticas. Unhas grossas, deformadas e manchadas podem decorrer da presença de fungos (micoses). As famosas manchas brancas retratam deficiência de zinco e vitamina A. As unhas côncavas (formato de colher) sugerem deficiência de ferro e doença cardíaca. Unhas quebradiças é característica de uma alimentação deficiente em proteínas e cálcio.

Uma unha saudável necessita de uma alimentação rica em proteínas, gorduras poliinsaturadas, vitaminas e minerais. Alimentos como carnes, leites e derivados, linhaça, soja, frutos do mar, amêndoas, feijão auxiliam a uma boa aparência das unhas. Casos mais extremos necessitam de suplementação de colágeno hidrolisado, ferro, zinco, vitaminas A e B12, aminoácidos.

Lembre-se: para manter-las sempre bonitas e saudáveis é preciso uma boa alimentação, pois manter bons hábitos alimentares auxilia no crescimento e na saúde das unhas.

Unhas bem tratadas e bonitas é sinal de beleza! Eis algumas curiosidades sobre as unhas:

- Crescem cerca de 3 mm por mês
- Crescem mais rápido no verão
- Crescem mais se traumatizadas
- Crescem mais rápido nos homens
- Crescem mais rápido durante a gravidez
- As unhas das mãos crescem mais rápido que a dos pés.

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

1 | Divulgue e Comente!

  1. Isadora,gostaria muito de saber,como q a unha cresce mais se traumatizadas??
    Como assim?
    Como posso "traumatizar" a minha p ela crescer mais??
    kkkkkkkkkkkkkk

    meu e-mail: gicakittie@gmail.com

    obrigado e aguardo respostas!
    ;)