Saúde e Beleza - Otoplastia

Você já deve ter ouvido alguém ser chamado de “orelha de abano”, ou quem sabe você mesma já foi vítima de algumas dessas brincadeiras desagradáveis. Pois é, o que pouca gente sabe é que na verdade esse “apelido” é realmente o nome consagrado para o uso desta deformidade congênita.

Por tanto o portador de orelhas de abano, sofrem com o preconceito da sociedade pela sua aparência pouco harmônica. Essa deformidade é causada por um excesso de cartilagem da parte posterior da orelha ou mesmo pela pouca curvatura da mesma. E como filho de peixe peixinho é, não é raro ver casos familiares de orelha de abano. Não são raros nos consultórios histórias de pessoas, especialmente mulheres, que usam algumas marcas de cola rápida nos casos em que precisam prender os cabelos, ou em casos de uma festa, onde necessitam usar penteados elaborados que evidenciariam a proeminência das orelhas. Esse comportamento só demonstra o quanto essa deformidade incomoda aqueles que a possuem.

Em crianças em idade escolar, esse problema pode ser ainda maior, pois as crianças muitas vezes sofrem problemas psicológicos em função das brincadeiras de mau gosto dos colegas. Isso pode atrapalhar no desempenho escolar tirando a concentração e a motivação pelos estudos, já que a criança se recusa muitas vezes até a frequentar as aulas.

Bem, mas esse problema é relativamente simples de resolver. A maioria dos cirurgiões plásticos realiza essa cirurgia. A otoplastia (cirurgia corretiva das orelhas de abano) deve ser realizada acima dos 5 a 7 anos, quando as orelhas já estão formadas, praticamente com seu tamanho definitivo e no momento em que pode haver maior assédio por parte dos colegas, é bom que seja feita nesta fase pra evitar os traumas psicológicos. Mas, se passado essa fase, pode ser feita em qualquer idade.

Como é a cirurgia?
A cirurgia normalmente é realizada sob uma leve sedação associado à anestesia local e  em crianças menores pode se também utilizar anestesia geral.

É feita uma incisão atrás da orelha, por onde se retira o excesso de pele e se molda a cartilagem a fim de corrigir eventuais contornos defeituosos. A orelha é então reposicionada dentro dos padrões normais. A otoplastia é uma cirurgia que requer um trabalho minucioso, para um melhor resultado e um resultado mais natural, mas tem a vantagem de não demandar grandes agressões ao organismo. As cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis, localizadas no sulco entre a orelha e o crânio.

Normalmente não há dor no pós-operatório da otoplastia. Caso venha a ocorrer, um analgésico comum resolverá o problema. Os pontos são retirados no 10º ou 12º dia após a cirurgia. Embora o efeito imediato seja satisfatório, o resultado definitivo da otopastia é vista após a regressão do edema, que costuma ser leve.

A satisfação dos pacientes neste tipo de cirurgia costuma ser muito alta.
Se você tem esse problema ou conhece alguém que tenha, procure um cirurgião plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e faça uma consulta.
Para maiores informações acesse o meu site www.janeteclivea.com.br

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!