Nós, as alquimistas e nossas fórmulas mágicas

Amigas, depois do feriadão espero que todas estejam com suas energias recarregadas e prontas para enfrentar, com entusiasmo e dedicação, as responsabilidades e alegrias do dia-a-dia!

Na semana passada escrevi sobre a necessidade de cuidarmos bem de nossa casa, aliando a ecologia à economia e o quanto nossas ações individuais podem, quando somadas, causar um enorme impacto na saúde e habitabilidade de nosso lindo planeta azul.

Prometi a vocês que traria sugestões e receitinhas para proporcionarmos higiene e bem estar à nossa família sem agredir nossa saúde, nosso bolso e o meio ambiente. Depois de teorizarmos bastante, vamos lançar mão de nosso livrinho de receitas, começando por aprender sobre alguns ingredientes mágicos, suas combinações e aplicações!

O vinagre branco e o limão têm, praticamente, as mesmas utilidades. São excelentes para remover gorduras e o limão ainda tem um odor agradabilíssimo que deixará sua casa com um perfume fresco e estimulante.

Com acidez semelhante à do limão, o vinagre tem efeito bactericida e fungicida podendo ser combinado a óleos essenciais para que adquira um odor mais agradável. Prefira o vinagre branco para evitar manchas nas superfícies a serem limpas.

Para citar apenas algumas de suas aplicações, use-o para esterilizar o vaso sanitário, na lavadora para desinfetar e amaciar as roupas, para eliminar mofo e outras mil e uma utilidades sobre as quais falarei oportunamente.

Dois produtos muito utilizados em nossa cozinha fazem maravilhas por nossos metais e madeiras. O azeite de oliva é ótimo para dar brilho aos móveis, já os óleos vegetais mais baratos servem para lubrificar dobradiças e proteger peças metálicas e ferramentas da ferrugem e oxidação. As esquadrias de alumínio ficam como novas quando limpas com uma mistura de óleo vegetal e álcool.

O óleo utilizado em frituras pode e deve ser reciclado. Use-o para fabricar o seu próprio sabão que servirá para lavar louças, panelas, vidros, cristais e até as roupas. De excelente qualidade, o sabão caseiro deixa os alumínios e peças de aço inoxidável brilhantes, ajuda a eliminar manchas de tecidos brancos e serve de base para a preparação de detergentes e sabões líquidos. Pode ser incrementado com óleos essenciais de sua preferência.

Encontrado facilmente em farmácias, supermercados e mercearias, o bicarbonato de sódio, usado em várias preparações culinárias entra, também, na composição de várias das preparações que lhes ensinarei. Ele vai da cozinha ao banheiro, passando pela sala de estar, dormitórios e lavanderia e é um excelente desodorizante.

Gosto de limpar o interior da geladeira com um pano umedecido numa solução de água com bicarbonato. Isso ajuda a eliminar e prevenir o surgimento de odores desagradáveis.

O bórax, que você também compra em farmácias, entra na composição de desinfetantes, serve para tirar manchas de tecidos claros e peças cromadas, como torneiras, por exemplo. Quem tem problemas com formigas ou com aqueles insetos medonhos, chamados baratas, também pode utilizá-lo como inseticida.

Todas nós gostamos de uma casa perfumada, não é? Pois bem, você não precisa gastar rios de dinheiro para adquirir os chamados odorizadores de ambiente que, além de irritarem seu bolso, podem causar um sem número de alergias respiratórias.

Vamos recorrer, mais uma vez, ao nosso maravilhoso laboratório: a cozinha. Cascas de laranja ou limão, folhas de hortelã e eucalipto, sementes de erva doce e camomila, capim limão, gengibre, canela, cravo e até mesmo grãos de café podem não só ajudá-la a perfumar os diversos ambientes de sua casa, como, também, induzir sua família e convidados a experimentarem as mais diversas sensações.

Se você conhece a aromaterapia, deve saber que as sensações olfativas são interpretadas, em nosso cérebro, pela mesma área responsável pela memória e pelas emoções. Daí, podemos deduzir que os diversos aromas podem provocar diferentes estados de espírito e evocar muitas memórias.

Você poderá, por exemplo, potencializar a sensação de bem estar de um banho, utilizando um pequeno réchaud que manterá aquecida uma mistura de água e ervas ou óleos essenciais e a induzirão a um benéfico estado de relaxamento.

O paladar também é, em grande parte, influenciado pelo olfato. É possível intensificar o sabor de suas alquimias gastronômicas espalhando o odor de certos ingredientes na cozinha. Experimente moer o café na hora de passá-lo, enchendo a cozinha com seu delicioso aroma e perceba como fica mais saboroso!

Pensando em reciclagem, procure utilizar camisetas, toalhas e meias velhas de algodão para limpar superfícies. As meias servem como luvas para lustrar, tirar o pó ou mesmo limpar vidros. Já as camisetas e toalhas podem ser cortadas no tamanho que você desejar e servem muito bem para limpar e enxugar pisos e azulejos.

Além de não gastar dinheiro com panos de chão e de limpeza, você estará diminuindo o consumo de energia necessária à fabricação de produtos novos. Perceba que ajudando a si mesma, estará, também, ajudando ao nosso planeta.

Você já deve ter ouvido alguns chefs de cozinha afirmando que cozinhar é uma verdadeira alquimia. Deve ter notado, também, que quase todas as matérias-primas utilizadas em nossos produtos de limpeza são provenientes da cozinha. Ou seja, os produtos dos quais você se alimenta, também auxiliam a higienizar sua casa.

Duvido que você coma ou beba os produtos de limpeza tradicionais adquiridos no seu supermercado preferido! Partindo dessa comparação, acho que não é necessário explicar o motivo pelo qual os ingredientes que citei são mais saudáveis.

É óbvio que não podemos abdicar completamente do uso de produtos industrializados, mas acredito ter sido capaz de demonstrar que podemos diminuir a variedade e a quantidade deles em nossas prateleiras.

Agora que já sabemos para que servem nossas matérias-primas, trarei, no próximo artigo, as receitinhas dos “limpadores sustentáveis”. Vou ficando por aqui, desejando a todas vocês uma semana feliz, produtiva e com muita saúde!


Gosto de artesanato, arte, cultura, tecnologia, culinária, bichos, casa, decoração e estou sempre inventando algo diferente!
Meu blog www.gutablog.com

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

9 | Divulgue e Comente!

  1. Oi Guta Parabéns pela matéria nota 10000!!!!

    É isto mesmo vamos aprender a utilizar os materiais que já temos em casa e não vejo a hora das próximas dicas!!!!

    Beijkas Mil!!!!

    Rosangela e Valéria

  2. Caríssimas amigas Rosangela e Valéria,

    As próximas dicas já estão no forno, quase prontas para sair!


    Espero que gostem!

    Beijos,

    Guta Schneider

  3. Parabéns pela matéria! bjos

  4. Leda Rezende says:

    Adorei Guta! Objetivo, utilizável e necessário! Bj

  5. Muito legal a matéria!

    Vou usar a dica do bórax!

    Grande abraço

  6. Querida Silvane,

    Muito grata pelo carinho de sua visita e seu comentário! Tenha uma linda semana!

    Beijos,

    Guta

  7. Minha amiga Leda,

    Fico muito feliz que tenha gostado! Nos próximos dias já teremos um novo artigo finalizando a série sobre produtos de limpeza sustentáveis.

    Conto com sua opinião!

    Mil beijos,

    Guta

  8. Caro amigo Carlos,

    O bórax é ótimo para aqueles bichinhos indesejáveis (não gosto nem de dizer o nome delas... rs). Só tome cuidado com as crianças e os queridinhos de estimação se os possuir!

    Obrigada pelo carinho! Tenha uma linda semana!

    Beijos,

    Guta

  9. Unknown says:

    Querida Guta
    Gostei muito das suas informações e gostaria de sugeri-la se for possível uns truques para tirar manchas de desodorantes das roupas.
    As camisas sociais do meu filho estão com este problema e não consigo resolvê-lo
    Fica a dica.
    bjão
    Nice Abreu