Pressão no trabalho? Melhor se cuidar

O convívio com as pressões no trabalho é a realidade de muitos. Hoje as empresas se preocupam com os resultados qualitativos e não somente quantitativos.

Muito se fala em ambiente agradável no trabalho, mas hoje em dia, com a alta competição, equipes pequenas e profissionais tendo que ser multifuncionais, resultados eficazes e aprendizado contínuo tem sido cada vez mais natural para muitos profissionais a reclamação do estresse.
Imagine esta realidade formada por pessoas que estão iniciando a carreira ou que durante muitos anos exerceram uma única função, não acompanhando a evolução? O correto é ficar calmo, conversar, expor idéias e trazer soluções.

A postura deve estar presente sempre que se faz necessário ser discreto e profissional. Manter o controle da situação e superar as pressões fará de você um funcionário qualificado para o mercado atual.

Estudos demonstram que o custo decorrente do estresse é dez vezes maior do que todas as greves combinadas.

De início, problemas fisiológicos como dores no estômago, taquicardia, pressão alta, respiração acelerada, dificuldade de concentração e suor frio. Depois, insônia, descontentamento sem grandes motivos e, por fim, a exaustão através de doenças crônicas, problemas emocionais, síndrome do pânico, alterações no sono, problemas de pele, etc.

Procure conversar com seu superior explicando os motivos que esse excesso vai ocasionar em seu desempenho e, com isso, na queda de produtividade. Em seguida, aponte soluções. Mostre que pode ser proveitoso para ambos.

Confira algumas dicas de como evitar esses problemas: 

1) Evite iniciar várias tarefas ao mesmo tempo, provavelmente você não conseguirá finalizar todas as tarefas. Geralmente a pressão vai aumentar ainda mais.

2) Manter-se neutro em momentos de hostilidade, tentando manter o equilíbrio sempre.

3) Administrar melhor seu tempo, provavelmente vai, diminuir os efeitos da pressão no trabalho.

4) Pensar positivo é uma boa "arma" para conviver com a pressão. Se conscientizar de  que ficar irritado não ajudará.

5) Lembre-se: O chefe só cobra daqueles que tem a dar. Os que ele não cobra mais, provavelmente ele já demitiu.

6) Aprenda a diferenciar sua vida pessoal da profissional.

7) Procure ser mais compreensivo e menos exigente consigo e  outros

8) Resolva os problemas de forma racional, encarando-os positivamente.

10) Desenvolva um bom relacionamentos com os colegas de trabalho.

Afinal, se é você que acaba tendo de pedir demissão porque não suportou a pressão, a empresa já tem a solução, providencia a sua substituição.

Supere-se! ;)


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  1. Anônimo says:

    Muito boa a Matéria!! ah, se todos aplicassem...rs
    Edison

  2. È verdade!

    As vezes pessoas acabam fazendo suas tarefas e a de outras tb. Podendo até perder o foco e criar climas chatos. Mas e se elas mesmas são obrigadas a isso? Porque os setores que deveriam fazer tal função não as fazem, e vc para poder adiantar o seu serviço, tem que se sobrecarregar desenvolvendo as tarefas dos outros. Complicado tb, nao?

    Excelente matéria Shirlei!

    BeiJosy

    http://cipolattimakeup.blogspot.com

  3. Bom, a pressão é algo bom e nas medidas certas até mesmo natural!
    Serve para que não nos acomodemos com os resultados e possamos buscar novos ideiais!
    Porém, com o atual modelo das empresas, de ter um efetivo reduzido, foco em produtividade e a alta rotatividade dos colaboradores, temos visto verdadeiros "barris de pólvora" onde a qualquer momento teremos uma explosão!
    Creio que somente com um planejamento estratégico e visão de longo prazo é possível chegar à um meio termo!
    Em relação aos funcionários, estas dicas estão excelentes!
    Parabéns Shi...mais uma vez arrasando em suas palavras! :D

  4. Franklin says:

    Excelente matéria!
    A aplicabilidade das sugestões é de certa forma muito grande!
    A pressão muitas vezes em um funcionário que realmente pode mostrar resultados faz com que ele se intimide e não oonsiga realizar as tarefas com eficiência.
    A experiência também ajuda muito nesses momentos.
    Manter a calma é essencial, mas se acomodar também pode ser mortal, por isso tem que haver muito auto controle em momentos de pressão.