Primeiro Emprego

O sonho de qualquer universitário é conseguir um emprego na área desejada.

Trabalhar com o que nos dá prazer traz uma sensação de lazer e de realização. O problema é que encontrar o primeiro emprego hoje em dia é um desafio para a maioria, já que o mercado de trabalho por ser rápido, dinâmico e com isso às vezes cruel, oferece poucas oportunidades para aqueles que não possuem experiência na função que desejam desempenhar. Porém, é preciso correr atrás e não ficar desmotivado com as dificuldades iniciais. Então, como se preparar para disputar as melhores oportunidades de trabalho? Como se diferenciar? Como ser especial? A principal atitude para quem está em busca do primeiro emprego é saber administrar seu conhecimento e seu potencial.

Para conseguir uma boa chance, é fundamental que se invista fundo na qualificação. Para compensar a falta de experiência nada melhor do que o conhecimento, então faça cursos que sejam capazes de enriquecer o seu perfil profissional. Isso poderá ser o seu diferencial! Estágios e trabalhos voluntários também funcionam como ponta pé inicial para a vida profissional, principalmente porque desta maneira você poderá conhecer pessoas e aumentar sua rede de contatos, o “famoso” networking, já que hoje essa é uma das formas mais eficientes de entrar no mercado de trabalho.

Outro ponto de destaque para que você tenha sucesso nessa tarefa, é elaborando um bom currículo. Tenha em mente que ele deve ser objetivo e simples, contendo as informações realmente necessárias e de interesse do entrevistador, para que assim ele possa pontuar suas qualidades. Ao ser chamado(a) para a entrevista, transmita uma boa impressão e convença o selecionador de que poderá contribuir com a empresa por meio de seus conhecimentos, ao final, faça pelo menos uma pergunta sobre a empresa ou a vaga específica, demonstrando seu interesse pelo cargo e não se esqueça de agradecer pela oportunidade.

Feito isso, certamente você vai encontrar alguma coisa que lhe satisfaça. O importante é não desistir!


categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

2 | Divulgue e Comente!

  1. Parabéns minha pequena gafanhota. Fico feliz em saber que estou contribuindo para o seu sucesso profissional e consequentemente o sucesso pessoal. Tenho certeza de que você vai voar muito alto, pois competência você tem.
    A matéria está ótimaaaaaaaaaa. Continue assim deevolvendo assuntos que possam contribuir com o sucesso profissional das pessoas.
    Shirlei Melo ;)

  2. Franklin says:

    Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a "nova geração" se especializando cada vez mais, muito já procuram seu primeiro empreso com um bom nivel no inglês, informática e até em áreas mais restritas o que dificulta o já concorrido mercado de trabalho para o primeiro emprego.
    Com certeza a especialização em um setor te dá um diferencial e saber se apresentar principalmente através do curriculo como você passou é primordial. Parabéns pela matéria.