Receita de um São João com saúde

Especialista pernambucana orienta leitoras Rmm para o consumo saudável de comidas juninas.

O mês de junho é, para o nordestino, um período de muita festa. As homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro seguem a todo vapor em diversas partes da região. Sagrado e profano caminham em paralelo, trazendo à tona a alegria e as tradições de um povo. Tradições que se manifestam também através da culinária. Canjica, pamonha, pé de moleque, cocada, entre tantas outras iguarias, se tornam ainda mais tentadoras nessa época do ano.

A funcionária pública recifense Denia Ramos, se considera uma apaixonada pelas festas juninas, em especial pelas comidas típicas. “Minha família é do interior de Pernambuco. As comidas de milho fazem parte da nossa alimentação desde muito cedo. Até hoje mantenho o hábito, não apenas no São João, mas durante todo o ano. Já nas festas, a gente sempre exagera um pouquinho”, diz. Para manter a silhueta, Denia recorre aos exercícios diários. “Faço musculação e corro cerca de 5 quilômetros pelo menos três vezes na semana”, afirma.

Assim como Denia, muitos aproveitam as festas juninas para cair na tentação das comidas típicas, mas é bom lembrar que alguns cuidados devem ser tomados. Segundo a Nutricionista Carolina Tenório, o milho deve ser consumido com cautela. “Trata-se de um alimento extremamente calórico, por essa razão, na hora de consumi-lo, seja puro ou nos alimentos derivados, é bom não exagerar”, recomenda. Outra dica importante é a prática do exercício físico. Nos estados onde o dia de São João é feriado, mesmo aqueles que malham, vão ficar alguns dias sem se exercitar. “Depois das festas a rotina de exercícios precisa ser retomada. É o momento de queimar aquelas calorias adquiridas no São João”, acrescenta.

Por outro lado, Carolina afirma que o milho contém fibras e carboidratos, o que o torna um excelente energético. E os benefícios não param por ai, a vitamina B1 presente nesse alimento é importante para o sistema nervoso, coração e músculos em geral e a vitamina B2 faz bem à pele, aos olhos, à boca e aos cabelos. “O milho traz benefícios à saúde, mas deve ser consumido com moderação”, adverte a nutricionista.

Mas o recado principal vai para as leitoras hipertensas, diabéticas ou que enfrentam problemas de obesidade. No caso das hipertensas, o cuidado é apenas com o sal acrescentado ao no milho cozido. Na hora do preparo deve-se ter cuidado com a quantidade do produto.  Já para as diabéticas ou para aquelas que estão em conflito com a balança, os cuidados devem ser redobrados: “ Antes de consumir qualquer alimento típico da época, é bom procurar o médico e o nutricionista. O milho aumenta os índices glicêmicos, por isso, pode ser prejudicial. Os diabéticos deveriam evitar esse tipo de comida.”, afirma. A profissional lembra que uma saída para os diabéticos são os produtos “diet”, porém, mesmo sem adição de açúcar, devem ser consumidos moderadamente. “ Qualquer que seja alimento, precisa ser consumido com equilíbrio e isso vale para todas as pessoas”, conclui.

Bolo de Bagaço de Milho

A dica da Nutricionista Carolina Tenório para as leitoras e leitores da Revista Mundo Mulher é a deliciosa receita do Bolo de Bagaço de Milho, que faz parte do livro “Alimentar-se bem” do Programa Cozinha Brasil do SESI.

Ingredientes

3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de leite
3 xícaras de chá de bagaço de milho
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Bata as claras em neve separadamente. Bata no liquidificador as gemas e, em seguida, coloque o açúcar, a margarina, o leite e o bagaço de milho, que é resultante dos grãos de espigas frescas batidos no liquidificador com um pouquinho de água.
Depois de bater bem, coloque a massa em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo. Misture e coloque as claras em neve, misturando novamente sem bater.
Coloque a massa em forma untada e leve para assar em forno pré aquecido, na temperatura de 180 graus.

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!