Vai sair do país?! Vacine-se!

Quando o assunto é viagem para o exterior, muitas vezes esquecemos de atualizar nossa vacinação. Além de nos proteger contra doenças, algumas vacinas permitem o acesso ao país de destino.

Dentre as vacinas obrigatórias em alguns países, encontra-se a de febre amarela. Ela é exigida durante o embarque para a Austrália, China, Índia, Uruguai, Líbano, Angola, Egito, Tailândia, Vietnã, Indonésia e África do Sul e deve ser aplicada com, no mínimo, dez dias de antecedência do embarque.

Existem 120 países* que exigem o Certificado Internacional de vacinação contra a febre amarela, e este certificado é emitido nos postos de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa  www.anvisa.gov.br. Para a emissão do Certificado, basta apresentar um documento de identidade e o cartão nacional de vacinação contra febre amarela. Se você não tiver o cartão de vacinação, poderá adquirir tomando a vacina em um dos postos de vacinação do seu Estado.  A vacina é válida por dez anos, assim como o Certificado.

Para quem planeja viajar para a Colômbia, Venezuela ou Peru a regra é diferente. Como esses países representam áreas de risco, o Brasil exige a vacina de quem está regressando.

Recentemente, o Ministério da Saúde recomendou a vacinação contra sarampo e rubéola para brasileiros (com até 39 anos) que tem como destino a Europa. Além de se protegerem, os viajantes evitam a reintrodução dessas doenças no Brasil. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Europa enfrenta uma epidemia de sarampo com mais de 6,5 mil casos em mais de 33 países, registrados principalmente na França, com quase 5.000 casos. A vacina tríplice viral pode ser uma boa opção, pois além de imunizar contra a rubéola e o sarampo, protege-nos também contra a caxumba.

Também consideradas importantes, as vacinas contra o Tétano e a Hepatite B (infecção que pode ser transmitida sexualmente provocando inflamação do fígado) são aplicadas em 3 doses, caso não tenha comprovação de vacinação anterior. Se houver, você poderá apenas completar as doses restantes.

Para quem deseja informações específicas sobre as vacinas exigidas em cada país, é interessante visitar sites de órgãos responsáveis, como o da Organização Mundial de Saúde www.who.int e o do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos www.cdc.gov. O site da Sanofi-Aventis mostra os cuidados e prevenções que cada viajante precisa ter, é só clicar no país de destino. web.sanofi-aventis.com.br.
Informe-se sobre essas e outras vacinas no posto de saúde mais próximo à sua residência, tendo em mãos o seu cartão de vacinação. Assim, você poderá desfrutar da sua viagem com mais tranquilidade!

*Os 120 países que exigem este certificado são:  África do Sul, Albânia, Angola, Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Arábia Saudita, Argélia, Austrália, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Bolívia, Brasil, Brunei, Burkina Fasso, Burundi, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Congo, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Equador, Eritréia, Etiópia,  Fiji, Filipinas, Gabão, Gâmbia, Gana, Granada, Grécia, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa – Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Haiti, Honduras, Iêmen, Ilha de Pitcairn, Ilhas Salomão, Índia, Indonésia, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kiribati, Kuait, Laos, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia, Madagascar, Malásia, Malaui, Maldivas, Mali, Malta, Maurício, Mauritânia, México, Moçambique, Myanma, Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Niue, Nova Caledônia, Omã, Panamá, Papua-Nova Guiné, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Palau, Portugal, Quênia, República Centro-Africana, Reunião, Ruanda,  Samoa Americana, Samoa Ocidental, Santa Helena, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Tomé e Príncipe, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Suriname, Tailândia, Tanzânia, Togo, Tonga, Trinidad e Tobago, Uganda, Venezuela, Vietnã, Zaire, Zimbábue.


categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!