Reiki - Parte IV - Seus princípios

Para quem não sabe, são 5 os princípios do Reiki.

Sendo que estes foram estabelecidos, pelo Dr. Mikau Usui, como filosofia de vida e que todos deveriam seguir, pois ajuda a encontrar a naturalidade e a calma sem violar religiões ou éticas.

Podemos dizer que, o recebimento do Reiki I, o Sho Den é um fato muito importante na vida de uma pessoa, pois, a partir deste momento sua vida muda para sempre e para melhor. E é possível que, durante este período de transformações o iniciado precise de algo pra se apoiar.

Estes princípios colaboram no processo do crescimento acelerado, trazendo-os à memória quando meditamos ou estamos fazendo o autoconhecimento.

Confiram agora os princípios e preceitos:

Os princípios

1 – Só por hoje, não se preocupe;
2 – Só por hoje, não se irrite;
3 – Só por hoje, seja grato às bênçãos que recebe;
4 – Hoje e sempre, ganha teu pão diário honestamente;
5 – Hoje e sempre, mostre gratidão para com todos os seres vivos.

Os preceitos

1 - A pessoa tem que pedir a aplicação ou pelo menos aceitá-la.
2 – A cura deverá equivaler a uma troca para que haja equilíbrio.

Desvendando os cinco princípios

1 – Só por hoje, não se preocupe

Para tudo em nossas vidas há um propósito Divino, e preocupar-se é esquecer-se deste propósito, ou seja, se Deus tem um propósito para nós para que nos preocuparmos inutilmente?!

Afinal, cada ser humano faz o seu melhor em cada situação de sua vida, de acordo com seus conhecimentos e sabedoria. Por isso, em toda e qualquer situação devemos perceber a forma como reagimos e meditarmos sobre este ato, tirando uma lição de vida do momento ocorrido e sermos gratos a ela.

Quanto ao futuro, não vale a pena ficarmos nos preocupando, pois se formos pensar o futuro é o agora, o presente. Então, vamos cultivar o agora, a bondade, o amor, o pensamento positivo neste momento, pois, somente assim nosso futuro será repleto de amor, paz, harmonia, energias positivas. Vamos analisar cada fato ocorrido como uma lição de vida. Lição esta que, se aprende a cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo.

2 – Só por hoje, não se irrite

Vocês já pararam para pensar que á raiva, a irritação é uma emoção desnecessária em nossas vidas?! E sabem por que ela é desnecessária?

Porque, quando ficamos irritados perdemos totalmente o foco, o sincronismo, o universo e o seu propósito de vida. Quando procuramos dar o melhor de nós, e acabamos nos irritando por considerarmos que o outro não agiu de acordo com as nossas expectativas, necessidades e desejos, acabamos por esquecer que, estas pessoas foram atraídas ao nosso ambiente por nos mesmos e que as mesmas espelham a nós mesmos. Ou seja, toda situação vivida por você é reflexo de causas e efeitos criados por você mesmo.

E ai você se pergunta o porquê disso. Bom, isso pode ocorrer para que nossos pontos fracos que são as causas da raiva sejam estimulados. Por isso sempre que uma pessoa estimular a outra a se irritar, a segunda deve controlar suas emoções, dando conta consciente das suas reações e com isso dominar suas emoções. Este ato é de grande sabedoria, e altamente benéfico para aprender a transformar esta energia, lidando de forma construtiva com ela.

3 - Só por hoje, seja grato às bênçãos que recebe

Vocês já perceberam que, quando estamos na condição de gratidão, sentimo-nos abençoados pelo que recebemos e por aquilo que confiamos constantemente ser provido pela natureza, e que com isso começamos a atrair magneticamente a abundância.

Como isso é bom, maravilhoso, pois nos sentimos bem melhor, nossa auto-estima melhora, nos sentimos mais corajosos. Bem diferente de quando nos focamos mais no que não temos. Ai que mora o perigo gente, porque se focarmos nesta parte ai sim nada dará certo mesmo.

Por isso vamos focar na abundância, na gratidão, na auto-estima, no amor Divino que é bem melhor e tudo flui perfeitamente em nossa vida. Vamos agradecer diariamente as bênçãos que Deus nos proporciona.

4 – Hoje e sempre, ganha teu pão diário honestamente

Vamos dar importância ao fluxo de vida harmonioso, que diz respeito à honestidade das pessoas em lidar com elas próprias. Esta é uma postura que, leva as pessoas a enfrentarem as verdades em todas as coisas e com isso projetar a honestidade sobre os que a circundam.

Vale muito mais a pena as pessoas viverem na verdade, sendo honestas consigo mesmas e com os outros. É tão bom e agradável, proporciona um bem-estar maravilhoso. A pessoa que vive honestamente descobre que, a honestidade é uma qualidade de vida potencializada.

Quando a pessoa trabalha honestamente ela esta sendo verdadeira com ela mesma, com o seu Eu Superior, com isso reforça o amor próprio que consequentemente irradia harmonia a sua vida e a das pessoas que a rodeiam. Este sentimento é tão bom, é maravilhoso.

5 – Hoje e sempre, mostrem gratidão para com todos os seres vivos

Como é bom dar e receber a gratidão, se todos fizessem isso o mundo seria bem melhor. Mas, ainda bem que, com o passar dos dias estamos descobrindo que, para sobrevier temos que eliminar nossa egocêntria de querer controlar a natureza, e mostrarmos amor e respeito para com todas as formas de vida. Pois, não existe matéria solida, mas sim, diferentes níveis de vibrações que, vibram em diferentes freqüências de energia e que são interconectados porque não existem barreiras sólidas entre eles.

Por tanto, quando aceitamos todos os nossos aspectos, todos os outros são afetados. E, da mesma forma quando aceitamos os outros, sentimos os reflexos em nós mesmos, ou seja, cada pessoa, animal, planta e mineral estão incluídos no todo, por isso da importância de mostrarmos o amor e o respeito para com todos os seres, pois assim estaremos nos amando e nos respeitando também.

Eu, particularmente, fico profundamente triste quando vejo pessoas não se aceitarem e não aceitarem umas as outras, ou quando ficam difamando o outro, dizendo "a porque fulano tinha que ser assim, ou agir assim". Poxa! Cada ser humano é único, e tem sua personalidade, cabe a cada um respeitar as particularidades e personalidade do outro. Isso é uma das formas de mostrar gratidão também. Então, gente, vamos demonstrar a gratidão sempre.

Estes foram os 5 princípios do REIKI, e convido-os a aplicarem diariamente em suas vidas. Com isso, aguardo aqui suas considerações e comentários.

“Quando a dúvida surgir, mantenha firme seu coração, no desejo sincero de perseverar até o fim. Se a mágoa e a calúnia o ferirem, não fique a lamentar-se inutilmente: invista seu tempo em trabalhos construtivos, auxiliando a todos os que necessitam de seu apoio. Não se deixe desfalecer pelas dores! Ao contrário: eleve seu pensamento confiante, pedindo o socorro do Alto.”

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!