Inteligência Emocional – Competência que faz a diferença

Daniel Goleman definiu inteligência emocional como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)


Para ele, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

De todas as definições que encontrei considero essa a forma mais clara para tentarmos compreender e APRENDER a usar nossa inteligência emocional.
Sendo essa uma das competências que mais afetam os profissionais, vou ajudar vocês com algumas dicas de como aplicar esta competência no mercado de trabalho.

1. CONHEÇA A SI PRÓPRIO – Podemos começar fazendo uma análise de nós mesmos. Quando você sente medo, raiva, felicidade, satisfação, realização, frustração e todos os sentimentos que você sente com maior frequência? Faça uma associação entre estes sentimentos e as situações do dia-a-dia em que mais ocorrem.

2. DOMINE O CONTROLE - Com esta lista da associação em mãos, entenda como lidar com cada um deles de forma mais racional. Antes de agir, PENSE.

3. MOTIVE-SE - Quais os motivos que fazem com que você mantenha seu pensamento positivo?  O que motiva você profissionalmente? Procure manter o entusiasmo em tudo o que faz. No que diz respeito à superação e motivação, procure ser um referencial para outros.

4. COLOQUE-SE NO LUGAR – Aprenda a se colocar no lugar do outro para buscar o entendimento das emoções alheias, ao invés de fazer um julgamento precipitado.

5. ESPÍRITO DE EQUIPE - Crie e mantenha uma rede de amigos na internet e, principalmente, AMIGOS reais. As mídias sociais ajudam os contatos nestes dias de correria, mas não substitua o contato direto. Por isso, mantenha as relações pessoais e profissionais com contatos mais frequentes.
O importante é saber que as organizações estão buscando profissionais que consigam realizar suas funções com maior nível de networking possível. 

Todos podem se beneficiar ao desenvolver sua Inteligência Emocional. Estudantes irão melhorar na escola. Jovens terão maiores chances de conseguir o tão esperado primeiro emprego. Profissionais terão melhores oportunidades de crescimento. Gestores terão mais condições de liderar suas equipes. Com isso, a Inteligência Emocional poderá ser a diferença entre uma trajetória profissional bem sucedida, cheia de realizações, ou uma carreira mediana.

Nunca é tarde para novos conhecimentos!

"A performance de hoje é um produto do aprendizado do passado. A performance de amanhã é um produto do aprendizado de hoje." -- Bob Guns

Até a próxima *--*







categoria: , ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

5 | Divulgue e Comente!

  1. Ótimo post. Me acrescentou muito.



    Bjos Luzia

  2. Olá amiga e colega Shirlei. Boa tarde!
    Show esta matéria! Adorei seu texto e as dicas. Gosto muito de temas assim.
    Realmente estamos sempre em constante aprendizado e conhecimentos, principalmente de nós mesmos, e das pessoas em geral.
    Parabéns pela excelente matéria, amiga.
    Beijos
    Dri :D

  3. Um dos maiores desafios do ser humano talvez seja a capacidade de desenvolver o auto-controle, principalmente no mundo corporativo.
    Seja na posição de líder ou liderado, temos que aprender como conviver com as várias diferenças individuais para poder tirar o máximo de cada um!

    "Qualquer um pode zangar-se - isso é facil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil."
    Aristóteles

  4. Rozane says:

    Sempre bom ler uma matéria com esse tipo de tema, pois dá uma sacudida e a gente rever alguns comportamentos nossos.
    Parabéns!

  5. Anônimo says:

    QUERIDA SHIRLEI,ESTA MATÉRIA REPRESENTA BEM, TUDO O QUE UM BOMPREFISSIONAL PRECISA SABER PARA TEM UMA CARREIRA BEM SUCEDIDA, E TORNARSE CADA VEZ MELHOR,NÃO SÓ NA VIDA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM NA VIDA SECULAR. CADA U DE NÓS DEVEMOS MEMORIZAR O QUE VOCÊ ESCREVEU, COM TAMTA PROPRIEDADE, E FAZER DESTAS PALAVRAS, O NOSSO MANTRA DO DIA A DIA, PARA UM CRESCIMENTO PROGRESIVO E CONSTANTE, MEUS PARABÉNS, FOI UM PRAZER TRABALHAR COM ALGUÉM TÃI INTELIGENTE E PROFISSIONAL QUANTO VOCÊ.