Planeje seu intercâmbio! - Preparando a documentação

Quando o assunto é viagem, os documentos representam algo muito importante, mas tratando-se de idas ao exterior eles merecem uma atenção bem maior. Afinal, às vezes é a ausência de um deles que faz com que sua entrada no país seja negada.
É com muita atenção que você deve preparar todos os seus documentos para a tão sonhada viagem ao exterior. Cópias até merecem ser feitas para possíveis casos de urgência, mas nessas horas os originais é que salvam! 

1. PASSAPORTE
Sem dúvida o mais importante da nossa lista. Para viagens ao exterior, deve-se requerer o passaporte comum que tem validade de 5 anos. Você deve procurar a lista de documentos necessários para o requerimento do passaporte no site do Departamento de Polícia Federal. Lá você preencherá seus dados para a emissão da GRU, contendo a taxa que deverá ser paga de aproximadamente R$151,00. ATENÇÃO NA HORA DE PREENCHER SEUS DADOS! Se houver algum erro e você constatar após o pagamento da GRU, o valor não será devolvido. Algumas cidades exigem o agendamento prévio do atendimento, logo, consulte a lista no site da DPF e no dia do seu atendimento esteja com todos os documentos necessários e a GRU paga em mãos! AGENDE O QUANTO ANTES, pois há meses em que a procura é muito grande. Não é preciso levar foto, pois eles fotografam no dia do atendimento. O visto corresponde à permissão de entrada no país de destino e também representa aquele lindo carimbo no seu passaporte. Alguns países exigem visto prévio, então você deverá se deslocar à Embaixada do seu país de destino presente em uma das cidades brasileiras. Vale à pena pesquisar se o país que você escolheu exige esse visto prévio e adiantar o seu agendamento!


2. CARTEIRA DE VACINAÇÃO
Como já mencionado em uma matéria anterior, alguns países exigem vacinas específicas, logo, é importante que você esteja com suas vacinas atualizadas. 120 países exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela e, recentemente, o governo brasileiro indicou aos que pretendem viajar à Europa a vacinação contra sarampo e rubéola. Além dessas vacinas, é interessante vacinar-se contra o Tétano e também Hepatite B. Confira matéria completa e detalhada aqui.

3. CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Se você adora dirigir e não quer desperdiçar uma possível viagem de carro pelo seu país de destino, não se esqueça de levar sua carteira de motorista! A carteira brasileira é aceita por curtos períodos em muitos países, inclusive naqueles que possuem volante no lado direito. Se você for passar períodos mais longos é indicado que você possua a carteira de motorista do próprio país.


4.    SEGURO VIAGEM e SEGURO SAÚDE
O seguro viagem é uma excelente saída quando imprevistos acontecem. No exterior, é muito difícil utilizar os sistemas públicos de saúde - geralmente voltados para os nativos - e em muitos países nem existe! Muitos permitem cobertura aonde você for, inclusive em viagens pelo continente escolhido. Deve ser usado em casos muito extremos; com cautela, porque muita gente sente pequenas dores ou coisas que poderiam ser resolvidas com chá e descanso e já correm pro médico! Alguns países exigem o seguro saúde de forma obrigatória, cobrindo os imprevistos apenas dentro daquele país. 


5. CARTA DA ESCOLA
Se você optou por fazer um curso de idioma no exterior, mostrar a carta da escola na hora de passar pela imigração é super importante! Ela prova que você está devidamente matriculado e mostra também seu endereço, em casos de acomodação em residência estudantil. 















6. PROCURAÇÃO
Algo super recomendado! A procuração permite que alguém nomeado por você tome decisões enquanto você estiver fora. Pela importância desse documento é recomendado que seja nomeado algum parente, alguém bem próximo ou até mesmo o advogado da família.

Procuração Simples – É uma procuração com firma reconhecida (particular) ou lavrada em cartório (pública). Esse tipo vai dar poderes para te representar em algum órgão, civil ou comercial. O seu nomeado pode te representar ou administrar os assuntos que nela constarão. Porém, ele não poderá tomar decisões ou falar por você.
Procuração Plenos Poderes – É mais genérica e pode incluir vários interesses, inclusive judiciais. O que evita ter que fazer muitos tipos de procurações. Existem apenas algumas exceções  de atividades que não podem ser incluídas nem nessa nem em nenhum tipo de procuração, como o voto.

Elas podem ser públicas ou particulares:

Procuração Pública – Deve ser lavrada em tabelionato de notas. É preciso indicar os poderes, sejam eles gerais ou específicos. Quando gerais, podem não ser aceitas por não detalhar exatamente a representação, portanto, muita atenção!
Procuração Particular – É redigida pelo próprio outorgante (quem será representado, no caso, você) e reconhecida em cartório. Assim como a pública, você vai indicar os poderes ao seu outorgado (seu representante).

Deixe sempre os seus interesses bem claros. Bancos, DETRAN e Receita Federal exigem procurações específicas.

Cada país exige documentações específicas e o tipo de intercâmbio que você escolher também. Para que tudo dê certo, informe-se com agências de intercâmbio, em sites específicos ou com quem já viveu essa experiência. Há também os documentos que você precisa tirar ao chegar ao país de destino, que terão funções de identidade e “CPF”.

Lembre-se que evitar a perda de documentos no exterior, pode evitar muitas dores de cabeça. Esteja sempre atento, prevenido e não pense que o fato de estar fora do Brasil exime situações como esta.

>Matérias anteriores

>Próxima matéria
 Arrumando as malas

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!