Planeje seu intercâmbio! – Escolha o tipo e o país

Realizar um intercâmbio é desejo de muitos e para alguns até parece um sonho distante. A Rmm mostra a você que, sendo bem planejado, seu intercâmbio pode ser econômico e render bons investimentos profissionais.

Acompanhe a série de matérias Planeje seu intercâmbio e embarque nessa viagem!

Para início de conversa é importante saber que ás vezes o tipo de intercâmbio que você deseja define qual será seu país de destino. Logo, se a sua primeira opção não corresponder ao tipo de experiência que você quer, não desanime! Os países vizinhos estão aí pra te salvar!

 Escolhendo o País 
Escolher o país para seu intercâmbio exige muita atenção. Apesar do quesito “festas e diversão” contar bastante nessa escolha, não podemos esquecer dos quesitos culturais e climáticos. Vivenciar outra cultura é sempre muito interessante, mas vale a pena pesquisar antes pra não sofrer impactos desagradáveis. Pesquise sobre a alimentação e sobre os costumes. Pra quem mora no Nordeste, ir para um país frio pode parecer o mais próximo do paraíso, mas é preciso agasalhar-se bem para evitar possíveis resfriados. Jaquetas impermeáveis e calças segunda pele são uma boa dica, já que elas evitam que a roupa fique úmida. Visite blogs de intercambistas no seu país de destino e não dispense os sites informativos!

 Confira os destinos mais procurados: 

EUA – Influência forte no comércio mundial, finanças, cultura e moda. Clima temperado continental úmido, possuindo as quatro estações bem definidas.

Austrália – Localizado na Oceania. É um país tecnologicamente avançado, com clima fortemente influenciado pelas correntes oceânicas. A prática de esportes associados à natureza é bastante procurada pelos turistas.

Canadá – Segundo maior país do mundo, depois da Rússia. Tem fronteira com o Alasca – atraindo os amantes do esqui - e com os Estados Unidos Continentais. Línguas oficiais do país são o inglês e o francês.

Irlanda – Situado no noroeste da Europa com clima temperado relativamente suave. O dia de São Patrício é o feriado mais conhecido da ilha, festejado por todos os irlandeses.

 Escolhendo o tipo de intercâmbio 
Os diversos tipos de intercâmbio garantem que sua experiência possa ser um grande investimento para sua vida pessoal e também profissional. Aprender uma nova língua, conhecer novas pessoas e amadurecer através das dificuldades são os principais aprendizados que um intercambista pode ganhar.

High School: Ideal para aqueles que têm entre 15 e 18 anos, possuem o idioma em nível intermediário e desejam cursar o ensino médio no exterior.

Curso de Férias: Possibilita atividades recreativas juntamente com o aprendizado da língua.

Curso de Idiomas: Estudar o idioma no país estrangeiro e ter a convivência com os nativos pode ser uma ótima opção para quem quer fluência.

Preparatório para exames: Se você deseja frequentar uma universidade estrangeira ou realizar um MBA, essa pode ser uma boa opção para não temer os testes admissionais.

Trabalho: Geralmente realizado durante as férias universitárias. As oportunidades de trabalho são várias, dentre elas: au pair (babá), em estações de esqui e em restaurantes.

Extensão Universitária: Com duração menor que a de uma pós-graduação, os cursos de extensão universitária permitem o aperfeiçoamento do aluno na sua área acadêmica.

Estágio e Trainee: Ótima oportunidade para quem quer conseguir experiência na área acadêmica no exterior, dando um upgrade no currículo.

Trabalho e Estudo: Alguns países permitem que o estudante regularmente matriculado em um curso de idiomas possa trabalhar. Boa saída para aqueles que precisam se sustentar sozinhos e também para treinar o idioma.

>Confira também
 Escolha a agência de intercâmbio  

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

2 | Divulgue e Comente!

  1. Parece que estamos em sintonia neste final de Semana eu e meu filho ainda comentamos sobre este assunto Qual seria o melhor intercambio e como faze-lo.
    Valeu pela dica Jordânia!!!!

    Beijkas Mil!!!

    Ro e Va

  2. Jordânia says:

    Que bacana! Espero que a série ajude bastante nas escolhas de vocês.

    Beijos! :)