Planeje seu intercâmbio! – Escolha o tipo e o país
Realizar um intercâmbio é desejo de muitos e para alguns até parece um sonho distante. A Rmm mostra a você que, sendo bem planejado, seu intercâmbio pode ser econômico e render bons investimentos profissionais.
Acompanhe a série de matérias Planeje seu intercâmbio e embarque nessa viagem!
Para início de conversa é importante saber que ás vezes o tipo de intercâmbio que você deseja define qual será seu país de destino. Logo, se a sua primeira opção não corresponder ao tipo de experiência que você quer, não desanime! Os países vizinhos estão aí pra te salvar!
Escolhendo o País
Escolher o país para seu intercâmbio exige muita atenção. Apesar do quesito “festas e diversão” contar bastante nessa escolha, não podemos esquecer dos quesitos culturais e climáticos. Vivenciar outra cultura é sempre muito interessante, mas vale a pena pesquisar antes pra não sofrer impactos desagradáveis. Pesquise sobre a alimentação e sobre os costumes. Pra quem mora no Nordeste, ir para um país frio pode parecer o mais próximo do paraíso, mas é preciso agasalhar-se bem para evitar possíveis resfriados. Jaquetas impermeáveis e calças segunda pele são uma boa dica, já que elas evitam que a roupa fique úmida. Visite blogs de intercambistas no seu país de destino e não dispense os sites informativos!
Confira os destinos mais procurados:
EUA – Influência forte no comércio mundial, finanças, cultura e moda. Clima temperado continental úmido, possuindo as quatro estações bem definidas.
Austrália – Localizado na Oceania. É um país tecnologicamente avançado, com clima fortemente influenciado pelas correntes oceânicas. A prática de esportes associados à natureza é bastante procurada pelos turistas.
Canadá – Segundo maior país do mundo, depois da Rússia. Tem fronteira com o Alasca – atraindo os amantes do esqui - e com os Estados Unidos Continentais. Línguas oficiais do país são o inglês e o francês.
Irlanda – Situado no noroeste da Europa com clima temperado relativamente suave. O dia de São Patrício é o feriado mais conhecido da ilha, festejado por todos os irlandeses.
Escolhendo o tipo de intercâmbio
Os diversos tipos de intercâmbio garantem que sua experiência possa ser um grande investimento para sua vida pessoal e também profissional. Aprender uma nova língua, conhecer novas pessoas e amadurecer através das dificuldades são os principais aprendizados que um intercambista pode ganhar.
High School: Ideal para aqueles que têm entre 15 e 18 anos, possuem o idioma em nível intermediário e desejam cursar o ensino médio no exterior.
Curso de Férias: Possibilita atividades recreativas juntamente com o aprendizado da língua.
Curso de Idiomas: Estudar o idioma no país estrangeiro e ter a convivência com os nativos pode ser uma ótima opção para quem quer fluência.
Preparatório para exames: Se você deseja frequentar uma universidade estrangeira ou realizar um MBA, essa pode ser uma boa opção para não temer os testes admissionais.
Trabalho: Geralmente realizado durante as férias universitárias. As oportunidades de trabalho são várias, dentre elas: au pair (babá), em estações de esqui e em restaurantes.
Extensão Universitária: Com duração menor que a de uma pós-graduação, os cursos de extensão universitária permitem o aperfeiçoamento do aluno na sua área acadêmica.
Estágio e Trainee: Ótima oportunidade para quem quer conseguir experiência na área acadêmica no exterior, dando um upgrade no currículo.
Trabalho e Estudo: Alguns países permitem que o estudante regularmente matriculado em um curso de idiomas possa trabalhar. Boa saída para aqueles que precisam se sustentar sozinhos e também para treinar o idioma.
>Confira também
Escolha a agência de intercâmbio
categoria: Jordania Caetano, Viagem e Turismo
Parece que estamos em sintonia neste final de Semana eu e meu filho ainda comentamos sobre este assunto Qual seria o melhor intercambio e como faze-lo.
Valeu pela dica Jordânia!!!!
Beijkas Mil!!!
Ro e Va
Que bacana! Espero que a série ajude bastante nas escolhas de vocês.
Beijos! :)