Implantes de silicone no bumbum quase dobram

A procura pela cirurgia salta de 4.591 para 8.091 no último ano

“Queria dar uma levantadinha no bumbum, que estava meio caído”, comenta a advogada carioca Marta Vaguel Wada, que implantou silicone nos glúteos há quase dois anos. Hoje, aos 51 anos, ela garante que chama a atenção por onde passa. “É só emagrecer um pouquinho que o bumbum fica mais modelado ainda”, afirma.

Apesar de serem bem menos populares que os implantes nos seios, as próteses para o bumbum estão caindo no gosto das brasileiras. Uma pesquisa Ibope, encomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), revela que 8.091 gluteoplastias foram realizadas em 2009. O número é quase duas vezes maior que o registrado em outra pesquisa do ano anterior, de 4.591 operações.

Essa variação é muito mais expressiva que o crescimento total de plásticas, que passou de 629 mil para 645 mil, entre 2008 e 2009.


“A operação se tornou mais segura e eficaz”, resume Fernando Serra, cirurgião plástico da SBCP. Ele explica que a técnica já existe há 12 anos, mas ela teve uma queda recente no índice de complicações.

Isso porque a forma de implantar o silicone mudou. “Antes ele era colocado abaixo do músculo, o que poderia prejudicar o nervo ciático”, alerta o médico. Agora, a prótese é inserida dentro do músculo. “Fica mais natural, porque parece que o músculo cresceu”, explica Serra.

Silicone x liposescultura

Serra aponta que uma das vantagens do implante é ter o resultado mais previsível. Na lipoescultura, outro procedimento para melhorar a aparência do bumbum, o resultado não é 100% garantido. O método consiste em retirar o excesso de gordura de outras partes do corpo, como do abdomen, e colocar no glúteo. Mas essa gordura pode ser reabsorvida nos três meses após a operação. “Até 20% da gordura é reabsorvida”, alerta o cirurgião.

No implante de silicone, é possível planejar até pequenas alterações no formato do bumbum. Existe uma prótese oval que pode ser usada em duas posições, para dar resultados diferentes. “Ela é como um ovo de páscoa cortado no meio. É um formato mais anatômico, permitindo que a borda fique disfarçada”, explica. “Mas ela também pode ser usada invertida, para dar outro resultado”, afirma.

O cirurgião usa essa prótese, mais moderna, em cerca de 80% dos casos. “A outra prótese, redonda, é mais indicada para pacientes baixinhas”, explica.


Injeção só na coxa

Quem faz gluteoplastia não pode tomar injeções no bumbum, porque há risco da agulha romper o silicone. As injeções intramusculares passam a ser aplicadas na coxa. Isso significa que aquela bezetacil dolorida vai ficar ainda mais incômoda.

Outro problema é a recuperação. “Há dor nos quatro dias depois da operação”, explica o cirurgião plástico José Horácio Aboudib, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ele conta que é uma dor muscular, porque o músculo precisa ser manipulado durante a cirurgia.

Uma incisão de cinco ou seis centímetros é feita entre os glúteos para colocar o silicone. “Fica só uma marquinha no cofrinho, mal dá para ver”, revela Marta, que passou pelo procedimento. A operação é feita com anestesia geral e dura cerca de 90 minutos.

O difícil é passar pelos primeiros dez dias de recuperação, quando só é permitido dormir de lado. O bumbum ainda está muito sensibilizado. Sentar, dirigir e trabalhar só depois deste período. E academia, assim como outras atividades físicas mais pesadas, só depois de dois meses.

Como toda plástica, o resultado nem sempre é perfeito. Em casos de flacidez acentuada, pode ser preciso retirar um pouco da pele também. O procedimento até pode ser realizado junto ao implante, mas a cicatriz será maior.

Não precisa massagear


Quem coloca silicone no bumbum não precisa se preocupar em massagear o local para evitar fibrose - membrana que pode surgir ao redor da prótese. "Quando o paciente se mexe, o próprio músculo já massageia”, revela Aboudib.

Essa preocupação era grande entre as pacientes que implantaram os primeiros tipos de prótese nos seios. "Elas tinham silicone líquido, o que gerava um risco maior de fibrose", esclarece Antonio Graziosi, presidente da SBCP (regional de São Paulo).

Hoje, as próteses usam uma espécie de gel, mais consistente, e tem a parede mais espessa. Isso reduz o risco de fibrose. "Não se recomenda mais a massagem, mesmo assim ainda é possível haver casos de fibrose", afirma Graziosi.

Na UERJ, o professor Aboudib conta que um estudo será realizado para verificar se os implantes interferem na força do músculo do bumbum.


São Paulo tem a maior procura

No ranking brasileiro, o estado de São Paulo ocupa o primeiro lugar na demanda por próteses de glúteo, com 33% do total. Ele é seguido pelo Rio de Janeiro (14%), Goiás (9%), Paraná (8%), Distrito Federal (7%) e Minas Gerais (7%).

O tamanho de prótese mais procurado é o de 300 ml, com 25% da procura. O segundo mais requisitado, o de 270 ml, equivale a 23%; e o terceiro colocado é o de 240 ml, com 13% da procura.

Esse é o balanço da Silimed, fabricante de próteses de silicone que detém cerca de 30% do mercado nacional.

fonte: delas.ig.com.br

categoria:

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

10 | Divulgue e Comente!

  1. Anônimo says:

    Por favor, caso vocês tenham o nome do médico que colocou este silicone no bumbum que aparece na foto(quatro fotos juntas)me enviem, há tempos eu estou querendo fazer gluteoplastia, esse bumbum ficou perfeito.

  2. Cirurgiões Plásticos de renomes e bem conceituados no Ceará: DR. MANUEL DE SALES (www.manueldesales.com.br) - DR. HUMBERTO COUTO (www.humbertocouto.com.br) - DR. GLAUCO ALMEIDA (www.glaucoalmeida.com.br)e a COOPERATIVA DOS CIRURGIÕES PLÁSTICOS DO CEARÁ (www.cooplastic.com.br)

  3. Anônimo says:

    oi gente quero saber quantos mls te esse silicone de gluteo que aparece nas fotos as 4 juntas estou para fazer cirugia em janeiro limpo e silicone no gluteu so nao sei quantos mls colocar tenho 1,65 e tenho os quadris largos mas meu gluteo nao é empinado e um pouco arriadinho quase igual a moça da foto por favor me ajudem to com muita duvida

  4. Para quem desejar saber mais um pouco, tem a dica do nosso amigo Wagner Lima, e boa consulta:

    Cirurgiões Plásticos de renomes e bem conceituados no Ceará: DR. MANUEL DE SALES (www.manueldesales.com.br) - DR. HUMBERTO COUTO (www.humbertocouto.com.br) - DR. GLAUCO ALMEIDA (www.glaucoalmeida.com.br)e a COOPERATIVA DOS CIRURGIÕES PLÁSTICOS DO CEARÁ (www.cooplastic.com.br)

  5. Liliane says:

    Eu coloquei silicone nos glúteos e o resultado ficou muito bom, bem natural. Agradeço ao Dr. Wagner Montenegro e toda sua equipe que sempre me tratou muito bem, dando toda assistência no pré e no pós-operatório.

  6. Anônimo says:

    Tenho prótese de gluteo ha 6anos , nunca tinha sentido nada , há seis meses venho sentindo as prótese ,,nao aguento usar uma calça comprida, sentar, o que sera que aconteceu?

  7. Anônimo says:

    Também tenho prótese há 7 anos, + ou - 8 meses, estou sentindo muito desconforto, dor na região, pensando seriamente em retirar. Preocupada como fazer para preencher o bumbum nolugar das próteses.
    Gostaria de opinião de profissionais da área.
    Agradecida desde já, Rinah -RS

  8. Priscila says:

    Fiz rinoplastia com o Dr. Wagner Montenegro. Vou marcar uma consulta para saber mais sobre esse procedimento.

  9. Anônimo says:

    Estou buscando informação, tem como recomendar cirurgião de São Paulo. Agradeço desde já.

  10. Anônimo says:

    Também gostaria de saber o nome do cirurgião quem colocou essa protese, e se poderiam dizer qual o tamanho e formato da protese.Gostaria de que fosse respondida a minha pergunta, pelo que estou vendo só há perguntas não visualizei nenhuma resposta ou vcs respondem pelo email?