Celulite - Saiba como tratar

Bem, vamos começar com o conceito, meninas. Afinal, para tratar o mal precisamos saber com o que estamos lidando. A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando aquele aspecto de casca de laranja ou de colchão. Apreveite e tire suas dúvidas.

É um problema causado por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

O aparecimento da celulite depende de vários factores, como:

- Predisposição genética familiar
- Factores hormonais
- Alimentação
- Vida sedentária

Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos nem sequer a consideram como uma doença, a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.

O diagnóstico da celulite é dividido em graus:

Grau 0
Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.

Grau 1
Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.

Grau 2
Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada.

Grau 3
Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.

Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.
Certo, agora que já sabemos o que é, como posso curá-la Dra. Janete Clívea?

Ah, agora vem a parte mais difícil. Se eu soubesse, com certeza já estaria muito rica com esta técnica milagrosa (risos). Mas existem, sim, medidas que podem amenizar, em muito, essas covinhas indesejadas. O que mais funciona contra a celulite é o mais difícil: combinar alimentação certinha, atividade física e cuidados com a pele. A estética e a medicina tem se unido para atacar esse mal que afeta a maioria das mulheres. Hoje existem alguns recursos de que se pode lançar mão e, quando combinados, podem ter resultados surpreendentes. Vamos falar de cada um:

Drenagem linfática manual
É uma massagem suave com movimentos que vão dos pés para a cintura, acompanhando o caminho dos vasos linfáticos. A retenção de líquidos e o inchaço nas pernas diminuem e, nos casos leves de celulite, o resultado é bom. É simples, eficaz, barato e muito popular. Casos moderados ou severos de celulite requerem tratamentos mais intensos, mas a drenagem não deve ser abandonada porque serve como um complemento e ajuda a manter os resultados.

Intradermoterapia
É a injeção de medicamentos sob a pele, diretamente na área afetada pela celulite. Eles prometem ajudar a quebrar e esvaziar células de gordura. Cuidado onde são feitos e por quem são feitos esses tratamentos pois existem riscos nestes produtos utilizados e muitos não são liberados pela ANVISA.

Ultrassom
Quebra e esvazia células de gordura. A aplicação pode complementar o tratamento à base de medicamentos injetáveis.

Carboxiterapia
Aparece como grande aliado no tratamento da celulite, muito eficaz . consiste na injeção através de agulhas finas, de gás carbônico no subcutâneo, gás seguro, que destroi as fibroses, melhora a oxigenação local, faz remodelação do colágeno e elastina que compõem a derme, melhorando a qualidade da pele o resultado já pode se ver com 6 sessões dependendo do grau das celulites.

Radiofrequencia
Além de ajudar a esvaziar as células que armazenam a gordura, melhora a firmeza da pele das pernas e glúteos.

Endermologia
Aparelho usado para mellhorar a drenagem linfática, e com isso reduzir a retenção de líquidos, melhorando também a qualidade da pele pela massagem realizada na derme atraves dos rolos, estimulando a circulação e auxiliando na eliminação de toxinas.

Vacuoterapia
Tratamento que utiliza a pressão negativa para tratamento da derme, realizando uma drenagem linfática eficaz, eliminando toxinas, aumentando a circulação local e quebrando as fibroses da derme.

Subcisão
Casos muito avançados e com grandes depressões na pele melhoram com a ruptura de fibras de colágeno que repuxam a pele para dentro. Isso é feito através da subcisão, que é um procedimento cirúrgico.

Aparelhos estéticos
Muitos tem unido esses itens acima como infravermelho, radiofrequencia, vacuoterapia e manipulação mecânica como o Velashape, muito divulgado ultimamente.

Bem, espero ter elucidado muitas de suas dúvidas sobre tratamentos para celulite. Vamos lá, vamos a luta. Não podemos deixar os furinhos vencerem!



Por Dra. Janete Clívea
Colunista Rmm - CRM 11.112
Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
www.janeteclivea.com.br

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

2 | Divulgue e Comente!

  1. Adorei a matéria, super informativa!

  2. Gostei muito da matéria. Tento regular a alimentação, mas é difícil resisitir as guloseimas, tenho a conciência de que tenho que diminuir. Chego lá.