Chegou o dia da entrevista. E agora?


Uma entrevista de emprego não se resume apenas em responder algumas perguntas ou rezar para que seu currículo seja aceito. Aqueles 30 minutos, dizem muito mais sobre você.

Se até profissionais empregados têm dúvidas quanto à forma correta de se comportar com seus superiores e colegas de trabalho, imagina em uma entrevista onde você é o alvo. Para isso ai vão algumas dicas de como ter uma postura melhor na hora da entrevista, assim você se sentirá mais seguro e preparado na próxima vez que se deparar com uma oportunidade de emprego. Eis algumas dicas fundamentais:

Apresente-se
Aproveite o momento para dizer claramente quem você é, mantendo o contato visual. Preste atenção no que o entrevistador responder: você não deseja esquecer o nome dele, nem pedir para que ele depois repita. Fuja de fórmulas prontas, seja cordial. “Bom dia, meu nome é Shirlei Melo, fale onde mora, fale sobre seu grau de escolaridade e o que pretende cursar ainda e de suas experiências profissionais. Lembre-se: O entrevistador quer ouvir as experiências mais pertinentes à vaga a que você está concorrendo.

Busque a sintonia
Dedique o máximo de atenção à conversa com o entrevistador. Esta é a hora da verdade – não fique olhando pela janela, para o relógio, rabiscando (mas tomar notas pode!) ou brincando com o lápis. Mesmo que você consiga se concentrar mantendo o olhar distante, pense na imagem que você estará transmitindo. Mantenha a postura, e o contato visual, de forma natural e relaxada.

Fale com clareza
Não exagere no volume, mas também não sussurre ou murmure. Pronuncie todas as palavras, responda em frases completas. Use a voz ativa, frases afirmativas, e que terminam com um claro ponto final. Transmita confiança, determinação e certeza.

Saiba errar e sobreviver
Se você cometer um equívoco ou notar que fez ou disse algo errado, devido a ter muito interesse na vaga, e que isto o levou a falhar, e mantenha a calma. O bom entrevistador irá valorizar a forma como você lidou com a situação adversa, mais do que irá se importar com o fato de você ter errado.
Cuidado com as piadas: Evite fazê-las.

Entenda a pergunta
Ouça a pergunta até o fim, sem interromper. E se você não entendeu, não tente enrolar – peça que o entrevistador esclareça, e só então responda.

Responda bem
Nunca tente fugir da resposta, ou enrolar. Seja claro e direto, e responda rapidamente. Mas não exagere: quando uma pergunta puder ser respondida apenas com um “sim”, ou um “não”, elabore o suficiente para dizer o motivo ou complementar sua resposta. Demonstre seu interesse e iniciativa. Jogue limpo: diga a verdade, não fuja de temas espinhosos, e jamais fale mal de sua antiga empresa ou empregadores anteriores.

Faça perguntas
Ao final da entrevista, em geral você ouvirá um convite a fazer suas próprias perguntas. O entrevistador espera ouvir perguntas sobre salário, horário e benefícios, mas você pode surpreendê-lo positivamente fazendo uma pergunta objetiva sobre a atividade desempenhada. Tenha segurança ao se despedir – mas não seja invasivo!

Boa Sorte e Sucesso a todos.

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

3 | Divulgue e Comente!

  1. Anônimo says:

    Gostei das dicas.Parabens

  2. O fato de sempre se comunicar dizendo o nome do interlocutor é fundamental. Muito bom Shirley.
    Parabéns.

  3. Franklin says:

    Essas dicas com certeza vão ajudar muito o candidato, seja qual for a vaga que ele almeja. Afinal não adianta tentar enganar o entrevistador pois estará enganando a si mesmo ao ocupar um cargo que não condiz com o seu perfil.