Abdominoplastia - A cirurgia das Mamães

Milhares de pessoas frequentam as academias buscando uma barriga lisinha e durinha.

Que mulher não quer ter uma barriguinha esticada e lisinha para poder usar e abusar de biquínis e blusas curtas sem constrangimentos. Porém , para algumas pessoas, nem todas as dietas e exercícios do mundo proporcionam o resultado esperado.

A abdominoplastia é a cirurgia plástica indicada justamente para esses casos, onde além da gordura localizada acumulada a pele se encontra flácida, formando o chamado “abdômen em avental”. Na maioria das vezes são mulheres que já tiveram filhos ou aquelas que devido a regimes  com grande perda de peso sofrem com a flacidez nesta região, ou em cirurgia pós bariátrica. Homens também possuem indicação para realização de abdominoplastia, principalmente naqueles pacientes que se submeteram a cirurgia de redução de estômago.

A abdominoplastia devolve o contorno abdominal gracioso, pois além da retirada de pele em excesso , onde juntamente com essa pele saem também todas as estrias da região infraumbilical , também é realizada uma plicatura aproximando os musculos da parede abdominal ( procedimento que visa diminuir o contorno da cintura e aumentar a tensão abdominal através da sutura da bainha fibrosa dos músculos do abdome).

Além disso, hoje cada vez mais, a abdominoplastia vem sendo associada a uma lipoescultura para melhorar ainda mais o contorno da cintura, na minha prática realizo de rotina a lipoaspiração de dorso e cintura, para o melhor contorno da silhueta da paciente e maior satisfação do resultado.

Para as mulheres que já tiveram gravidez, principalmente após a segunda gestação, que exige um estica-encolhe muito grande do abdome essa cirurgia pode ser a salvação, a musculatura dilatada e afastada por conta da gravidez, é reaproximada, dando uma melhor aparência à mulher e retirando esse excesso de pele que continuaria a incomodar a paciente.

Existe ainda uma variante da abdominoplastia, dita miniabdominoplastia na qual não é descolada a cicatriz umbilical, e com a cicatriz  final resultante um pouco menor, no entanto é indicado para mulheres com pouca flacidez principalmente localizada na parte inferior, pois será essa área tratada de forma mais efetiva, porém em pacientes com flacidez em abdome superior essa cirurgia não é a melhor indicada, cada caso  deve ser avaliado pelo médico para que o mesmo possa decidir qual a melhor conduta para cada caso.



Dra Janete Clívea é Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!