Sacolas plásticas e grife Maria Lixo

Elas surgiram no fim da década de 50, sendo motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas de casa.

Nós mulheres adoramos enchê-las com produtos dos mais diversos. Enquanto as compras aumentam, o consumo dos saquinhos também.

Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas para cada brasileiro. Com tudo isso - depois de mais de meio século - as sacolas de plásticos passaram de símbolo da modernidade a vilã do Meio Ambiente.

Você sabia que um saco plástico demora cerca de 450 anos para se decompor? Uau, quanto tempo! Sabia que o plástico dentro do estômago de um animal pode até matá-lo? Eles confundem o plástico com alimento.

Além dos mares, os saquinhos são um dos grandes responsáveis pelo entupimento da passagem de água nos bueiros e córregos.

Por isso, amiga, vamos aprender a reutilizar as sacolas plásticas que chegam às nossas mãos.
- Sempre reutilize as sacolas em casa.
- No supermercado, pegue apenas a quantidade de sacolas adequadas para compras, não em excesso.
- Descubra alternativas para substituir as sacolas de plástico por sacolas duráveis.
- Use também a técnica da reciclagem, como a que é mostrada na continuidade da matéria.
Mas o plástico está na moda de acordo com a designer Juliana Suarez, criadora da grife Maria Lixo, que reutiliza as sacolas plásticas para a confecção de bolsas. “A indústria da moda começa a prestar atenção nas potencialidades comerciais e ambientais dos materiais plásticos, pelo fato de serem fáceis de limpar, sem utilização excessiva de água, evitam contaminação de resíduos das compras, são impermeáveis, além de oferecerem possibilidade de design e impressão.”

O conceito ecológico aliado ao visual fashion das bolsas já ocuparam importantes editoriais de moda. Nesta entrevista, Juliana fala como a grife Maria Lixo promove a sustentabilidade.

- Qual é o propósito da grife e o que agrega ao meio ambiente e à população?
- O principal objetivo é a conscientização da população no aspecto da reutilização. Vejo como uma forma de educação ambiental. A sacola plástica não é o grande vilão do problema ambiental e sim os consumidores. Tanto o papel quanto o tecido têm um impacto ambiental, mas todos contam com a possibilidade de reuso, basta a conscientização do consumidor.

- Quantas sacolas são usadas para a fabricação de uma bolsa e qual a técnica usada?
- As matérias-primas das bolsas são embalagens de alimentos e sacolas plásticas de supermercados e lojas. Uso em torno de cinco sacolas plásticas para fazer uma bolsa de tamanho médio. No processo de desenvolvimento do tecido uso técnicas de bordado e aplicação de tecidos. Essas técnicas fazem com que a junção e fortalecimento da sacola proporcionem um tecido resistente para a produção de bolsas, acessórios, estofados e decoração.

- Quais as principais vantagens das sacolas plásticas se comparadas com outros produtos?
- A vantagem é a reutilização. Sacolas plásticas são resistentes tanto quanto o tecido e o couro, só que em vez de descartá-las no meio ambiente, reutilizo.

- Quais as aplicações desse tecido?
- Esse tecido também pode ser usado para decoração como revestimento para estofado, toalha de mesa, cortina de banheiro, jogo americano e muitos outros produtos.

- Como é a aceitação das bolsas nos mercados nacional e internacional?
- A Maria Lixo ainda está conquistando território no mercado nacional e internacional, mas a aceitação das bolsas vem crescendo a cada dia. No momento estou desenvolvendo contatos comerciais com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e já estou em negociação com Manaus. No mercado internacional, as bolsas já são exportadas para a loja Eureka em Miami e em breve para Portugal.

- Qual é a produção anual?
- Faz apenas dois anos que estou nesse ramo. A produção ainda é em escala pequena. Digamos que são 500 peças a cada coleção.

Fonte entrevista: sacolinhasplasticas.com.br

Enfim, vamos ter mais consciência na utilização das sacolinhas!

Beijos e deixem seus comentários ou dúvidas, queridas.

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!