A importância do Feedback dentro das organizações

Trabalho, trabalho e mais trabalho. Mas como saber se estamos correspondendo às expectativas? 

Um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento profissional é a avaliação frequente de tarefas, pois esta ainda é a principal forma de alinhar o trabalho realizado com o que de fato estão esperando de você.

Hoje muitas empresas deixam o feedback de lado, esquecendo que esta é a ferramenta que vai servir como referência para o desenvolvimento da organização e dos colaboradores. Para que o profissional se desenvolva na empresa, é preciso ele saber o que faz bem e o que não tem domínio ou apresenta algumas falhas. Uma falha corriqueira nesse processo de avaliação é não se preocupar com o acompanhamento. Só levantar as questões sem a intenção de acompanhá-las torna a avaliação improdutiva e sem sentido. Depois de detectar os problemas, é essencial acompanhar a evolução para analisar se o que foi dito foi realmente entendido e se está no caminho certo.

E uma dica: O ideal é que o feedback seja realizado sempre que o gestor julgue necessário ou o próprio colaborador tenha o interesse de saber sobre seu desempenho. Aliás, mantê-lo dentro da empresa, vai contribuir e muito para a manutenção de um bom clima organizacional. E se você já assume um cargo de gestão, é primordial que utilize total sinceridade na hora de transferir o feedback, seja ele positivo ou negativo. Ser honesto facilitará ainda mais a alcançar os resultados que você deseja.

Para realmente ser bem sucedido, é preciso que você tenha consciência de que a avaliação do seu trabalho não é algo ruim. Apesar das críticas negativas que poderão ser geradas, são exatamente elas que o farão melhorar cada vez mais. Desde que, é claro, este feedback seja dado de forma habilidosa para que não haja nenhum tipo de conflito.

E se eu não concordar?

Não há nada de errado em não concordar com a avaliação que foi feita sobre o seu trabalho, mas tome cuidado com a forma que você interpretou isso.

Reflita bem sobre o assunto antes de argumentar. Não amplie sua “área cega”: não ouvir, não reconhecer erros, não criar condições para a mudança e nem abrir espaço para o novo. Atente-se para o fato de que nada do que for colocado deverá ser encarado de forma pessoal.

A única intenção é fazer com que você melhore, se aperfeiçoe e siga em frente dentro da organização. Às vezes quando recebemos uma crítica, precisamos de um tempo para dissolvê-la. O bom feedback provoca exatamente isso, faz você pensar e depois mudar.

Se a sua empresa não utiliza essa política de avaliação, converse com seu gestor e solicite a ele um retorno sobre seu desempenho. Ressalte que essa prática fortalecerá o elo entre a empresa e os colaboradores. Quando nos vemos por nossos próprios olhos, deixamos passar falhas consideráveis. Ver-se pelos olhos de outra pessoa pode ser um bom caminho para seu desenvolvimento e seu crescimento pessoal.

Sucesso e até a próxima semana! ;D


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