8 passos para o empreendedorismo


Querer ter o próprio negócio e não estar às ordens de um chefe é o desejo de muitas pessoas. Para que este grande passo não traga frustrações é preciso estar atenta às mudanças do mercado e claro, às vontades e necessidades do seu consumidor. A Rmm dá dicas especiais para quem acredita que o sonho de ser uma empreendedora está bem próximo da realidade!



1. Público-alvo
Definir quem será seu consumidor deve ser o primeiro passo. Mulheres, jovens, adultos, idosos, crianças... cada público-alvo exige um tratamento diferenciado.














2. Definindo o produto
Após a escolha do público-alvo, o produto a ser oferecido deve ser definido. É importante lembrar que os desejos e necessidades do consumidor devem ser atendidos a longos prazos. Aqui se define também o preço que será cobrado, como será sua distribuição e como ele será promovido. 




























3. Analisando o mercado e a concorrência
Há consumidores para o seu produto? E como é a concorrência? Uma importante pesquisa acerca destes itens deve ser feita para que você não caia de paraquedas numa área totalmente desconhecida. Lembre-se de que os consumidores estão cada vez menos fiéis a uma marca específica e você deve conquistá-los cada vez mais.














4. Conhecendo o seu consumidor
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e não é difícil notar o gosto que eles têm pela personalização dos seus produtos. Tenha um controle dos seus clientes, conheça suas preferências, trate-os pelo nome, procure saber suas expectativas a respeito do produto oferecido e também se algo o desagradou. Estar atenta às mudanças mercadológicas é super importante. Informe-se sobre as tendências, sobre novidades dentro do segmento do seu produto, a fim de que seu consumidor seja surpreendido sempre. Conhecendo o perfil dos seus consumidores, você também poderá formular estratégias específicas. A empresa Yes Cosmetics proporciona cursos de maquiagem de graça e dessa forma é possível mostrar os produtos da marca, saber a opinião das participantes, conhecê-las melhor e claro, adquirir novas fãs da marca.















5. Capital de giro 
Toda empresa deve possuir uma reserva que possibilite financiar suas vendas a prazo, cobrir impostos e taxas por um período curto ou até que essa reserva utilizada seja reposta. Pode-se dizer que é o investimento feito na empresa até que ela gere lucros que paguem as despesas. 















6. Segmentação de Mercado
O seu produto pode estar direcionado a um público bem restrito, mas nada impede que você amplie o seu público-alvo, aumentando a variedade de produtos oferecidos. É o caso das lojas de roupas femininas que aos poucos adquirem uma linha infantil também, ou da Natura, que além da linha feminina e infantil, conta com uma linha para Vovós.














7. Posicionamento
O posicionamento da sua marca no mercado é algo que se constrói aos poucos, mas também muito importante. Quando falamos em refrigerante, logo pensamos em Coca-Cola ou Guaraná. Isso acontece porque o posicionamento dessas marcas na nossa mente é muito forte. Faça com que a sua marca ocupe um bom posicionamento também, porque aos poucos isso pode gerar um retorno muito significativo. Não faça com que seus produtos ocupem um posicionamento negativo, pois, expectativas são criadas e um consumidor com expectativas não atendidas pode evitar que outros utilizem seus produtos. 














8. Sua empresa e as Mídias Sociais
Já é quase repetitivo falar do quão importante é uma empresa estar presente nas mídias sociais. Uma empresa sem site pode ser um ponto muito negativo na hora da decisão de compra, afinal quais são as informações que o consumidor poderá obter dos seus serviços? Página no Facebook, perfil no Twitter e Blog são boas opções de estar em contato com seu consumidor de forma mais rápida e direta. O retorno que sua empresa pode ter através dessas mídias é incrível e pode contribuir bastante para o seu empreendimento.




Aproveite as dicas e não dispense o auxílio de instituições específicas, como o SEBRAE, para que você seja uma empreendedora de sucesso!





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  1. Rozane says:

    Uma matéria direta, esclarecedora e super útil pra quem tá pensando em abrir um negócio,pra quem já abriu e pra impulsionar quem quer abrir! Parabéns!

  2. Rozane says:

    Legal! matéria pra quem quer ser empreendedora e quem já é! Gosto da matérias Rmm porque são gostosas de ler, pois não cansam, são objetivas e esclarecedoras.

  3. Adorei a matéria, Jôh! Muito boa!