Exercício x Nutrição

Com a profissionalização das atividades físicas esportivas, a necessidade de se buscar novos recursos para melhorar o desempenho tornou-se fundamental na luta por resultados positivos no treinamento.

A ciência da nutrição esportiva é uma área do conhecimento relativamente nova, principalmente quando comparada à idade de surgimento das primeiras lutas (as mais antigas modalidades esportivas conhecidas) e tem sido bastante estudada atualmente. O primeiro passo na conduta do Nutricionista não só com aqueles que trabalham com atletas e amadores, é a educação nutricional. Estimular uma alimentação balanceada, com hábitos saudáveis e uma dieta rica em nutrientes é essencial. Para garantir que suas necessidades energéticas sejam atendidas, é fundamental que os hábitos alimentares do atleta sejam conhecidos e averiguados, para que seja possível fazer eventuais adequações.

A rotina do atleta de treinamento e sua rotina fora do treinamento devem ser bem investigadas para que as metas possam ser traçadas, a fim de uma melhoria e/ou adequação dos hábitos alimentares. Após esta etapa, é importante direcionar-se para a especificidade, trabalhando o aporte adequado de substratos energéticos e de micronutrientes requeridos, analisar fatores diretamente relacionados o desempenho, como a composição corporal, a hidratação e até mesmo a suplementação (que na maioria dos casos ocorre de forma indiscriminada e equívoca). Se não houver a estabilização de uma importante base teórica para que seja feito um planejamento dietético ideal destinado a esta população, a baixa ingestão de nutrientes pode resultar em fornecimento insuficiente de importantes nutrientes relacionados ao metabolismo energético, à reparação tecidual, ao sistema antioxidante e à resposta imunológica.

A Nutrição, portanto, é um dos fatores que pode sem dúvida favorecer e otimizar o desempenho atlético de um indivíduo, já que, quando bem orientada, pode reduzir a fadiga, fazendo com que o atleta ou o praticante de atividade física treine por mais tempo ou  se recupere melhor entre os intervalos dos treinos, além de reduzir lesões e ajudar na recuperação das mesmas, aumentar os depósitos de energia para a competição, ajudando a saúde geral do atleta.


"A Nutrição nos acompanha em todas as fases da vida e dependemos dela para viver. O Rmm se preocupa com isso e com o poder de uma boa alimentação para a promoção da saúde!" E-mail: fequeirozzz@bol.com.br

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!