Pais passivos, Filhos manipuladores

São tantos os assuntos envolvendo as mulheres que eu fiquei em dúvida sobre qual poderia falar e que pudesse marcar como minha primeira matéria desta revista.

Ao assistir as declarações da atriz Cássia Kiss, uma de suas frases me chamou a atenção. “Os filhos são manipuladores dos pais”. Se pensarmos bem, este assunto é bastante sério e muito real nas famílias brasileiras.

Os pais estão perdendo o respeito dos filhos com tanta desenvoltura que permitem serem tratados como subalternos; como subordinados, resultando em filhos manipuladores. Os filhos estão agindo como se pudessem resolver tudo através dos choros, dos gritos, de chantagens emocionais, de birras -como se jogar no chão e não se levantar enquanto não conseguem o que quer. Adolescentes que se revoltam só para chamar a atenção dos pais. Convivemos com esta situação juntamente com nossos amigos, nossa família, com pessoas nas ruas, nos shoppings, praças, parques, cinemas, teatros, restaurantes...em qualquer lugar que estamos vivenciamos este assunto e envergonhamo-nos com tal situação por não sabermos lidar com ela.


As mães ainda levam a culpa de não saber educar, como se a mulher fosse a culpada por gerar um problema e não saber resolvê-lo.  Isso está se tornando uma rotina dentro de muitos lares levando muitos casais à separação. Com isso, será mais um problema a resolver, pois gera uma disputa de poder. Os pais cedem a tudo o que os filhos pedem sem nenhuma restrição, levando-os ao mau comportamento.

Estava ontem no teatro com minha afilhadinha de dois anos e presenciei uma agressão do filho ao seu pai. Ele queria sentar em vários lugares ao mesmo tempo. O pai dizia para ele sentar na fila C, mas ele queria a fila D. O pai atendeu, mas ele não satisfeito resolveu mudar de lugar várias vezes. O pai cedeu, cedeu, perdendo as estribeiras mas o garoto nem ligava, apenas gritava, chorava e chamava  o pai de bobo,  que não tinha nenhuma autoridade com o filho que aparentava ter apenas uns quatro anos. Confesso que fiquei com vergonha daquela condição de espectadora de uma história da vida real, em que o pai se dava para o filho mas nada recebia. O pai atendia os caprichos do filho, mas este o manipulava sem nenhum arrependimento levando o pai a não ter voz, perdendo sua autoridade.

São frequentes os casos como este e muitos outros que presencio. Não está certo ver adolescentes irem para o baile funk , colocando piercings,  fazendo tatuagens e ainda achando que estão certos, que podem fazer tudo isso sem serem repreendidos pelos seus pais. A maioria dos pais afirma que estas atitudes são rebeldias de adolescentes e que vai passar, será? Tenho muitas dúvidas quanto a isso, pois, os pais estão sendo passivos demais, talvez por falta de tempo de educá-los como devido por trabalhar demais. No entanto, muitos destes filhos estão se tornando um assombro dentro de casa e também nas ruas onde estão ateando fogo em mendigos, agredindo os gays e muitas outras atrocidades que estão sendo constantes por falta de autoridades dos pais.

Ás vezes é necessário dar aos filhos um tapinha, um castigo, uma perda,  para que os pais se tornem mais presentes, mais autoritários, mais respeitados, não deixando serem manipulados pelos desejos dos filhos, mostrando para eles que, só assim, serão bons pais amanhã. A sociedade agradece.

Por Nice Abreu
Twitter @falemulher

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

9 | Divulgue e Comente!

  1. Bruh says:

    Mto lindo,isso eh mto importante mesmo... =)

  2. Anônimo says:

    Realmente temos que dar trava aos nossos pimpolhos amados, amar também é dizer "NÃO". Educar uma criança é rotina diária, para sempre. Devemos ensinar as nossas crianças, elas são nosso futuro, o respeito ao mais velho, ao próximo e a no Terra.

  3. Luciana says:

    Concordo plenamente!Educar um filho não é tarefa fácil. E o pior de tudo,quando se está num lugar público e seu filho faz manha?Todos olham pra você como se você estivesse errado por chamar a atenção da criança. É preciso ter pulso firme, não ceder.Filhos mimados se tornam adultos inseguros.

  4. Adriana says:

    IMPORTANTE PARA TODOS OS PAIS: Colocar o respeito com seus filhos resultará numa vida melhor para todos na sociedade!

  5. Anônimo says:

    Equilíbrio é a palavra chave na Educação infantil.
    Sem exgeros, se faz necessário sim impor respeito.

    Adorei a postagem!!!

  6. Anônimo says:

    Linda a matéria sobre este assunto tão importante!

  7. Sônia Abreu says:

    Importante na educação da filha ou filho,começa desde que eles comecem a entender o que é certo ou errado,o que pode o que não pode.Mostrar suas condições financeiras,você mãe e pai,saber mostrar os valores da simplicidade e principalmente Deus em nossa vidas e o amor para eles desde pequenos.O amor é a base de tudo,sem o amor não temos como ensinar,a respeitar os mais velhos,a amar com o coração,a dar valores aos presentes que não sejam de marcas.Saber dizer NÃO para eles sempre que for preciso.Conversar explicando quando tiverem dúvidas,qualquer que seja o assunto.Estes são os ensinamentos que eu tenho com a minha filha hoje com 13 anos.Eu ainda tenho muito que aprender,mas com o meu amor por ela e com o amor de Deus por nós,que eu possa dar continuidade a esses valores para minha filha.

  8. Anônimo says:

    Concordo plenamente, pois hoje em dia para preencher a falta da presença em casa com os filhos os pais estão ficando permicivos e omiços a algumas atitudes dos filhos é necessário sim um tapinha o castigo e as privações para que eles possam apreender a viver em sociedade, pois não será em todos os lugares que farão o memo com eles não é sendo permicivo que se educa e não é pelo fato de permitir que define se você ama menos ou mais seus filhos.

    Parabêns pela matéria muito bem escolhido o seu tema espero que concientize alguns pais.

  9. Anônimo says:

    E quem tiver dificuldade de entender isto... é só pensar um pouco... todos os dias em nossa vida adulta nos confrontamos com pessoas manipuladoras, que acreditam que mentindo, enganando, usando de artimanhas irão conseguir tudo o que querem... QUER VER SEU FILHO SE TORNAR UMA PESSOA ASSIM ??... Então faça alguma coisa !