Pílula Anticoncepcional



Um dos métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres, a pílula anticoncepcional ainda proporciona muitas dúvidas quanto ao seu uso. 

As primeiras lançadas no mercado continham altas doses de estrogênio, provocando vários efeitos colaterais indesejáveis, como o aumento de peso, a dor nas mamas e distúrbios vasculares. Já as fórmulas mais modernas têm a quantidade de hormônio reduzida, ou seja, pode relaxar quanto aos efeitos negativos, ok? 

Mesmo assim há que se ter cuidado em situações específicas. Por exemplo:

* O seu uso não é indicado para mulheres fumantes acima de 35 anos, pois aumenta o risco de acidentes cardiovasculares.






* Se você realizará algumas cirurgias, atente-se para a suspensão da pílula semanas antes. De preferência 4 semanas antes, retomando o uso 4 semanas depois. Cirurgia plástica, operação de vesícula, aumento dos seios e extração do dente siso entram nessa lista! 

* Mulheres entre os 40 e os 50 anos podem tomar a pílula, desde que não sejam fumantes, hipertensas ou portadoras de diabetes. As que estão acima do peso (obesidade) e tem antecedentes familiares de doenças cardíacas (abaixo dos 55 anos) também deve suspender o uso. 

Vamos aos benefícios desse método?

Está comprovado que o uso da pílula previne o câncer de ovário, além de evitar a gravidez indesejada. Ela também ajuda nos nossos períodos mais complexos do mês, com a chegada da menstruação, pois alivia a cólica e também a TPM. Não podemos deixar de falar das melhorias que causam à pele... fica lisinha! ;) Para mulheres acima de 40 anos, ela protege contra a perda de cálcio ósseo (osteoporose).




Lembrem-se:


O uso desse método deve ser indicado pelo seu ginecologista, pois nem toda pílula é a mais adequada para você. Não é aconselhável que você consuma bebidas alcoólicas em excesso e nem fume demais, pois a eficácia pode ser comprometida. Muita atenção quando estiver tomando antibióticos, pois eles também cortam o efeito da pílula. 

Seja consciente e faça o uso correto do anticoncepcional. Utilize um calendário e marque as datas de início e término da cartela, além de marcar também o período menstrual. Isso facilita muito quando você for calcular quando deverá iniciar a nova cartela. Sem falar que planejar uma ida ou viagem à praia ficará bem mais fácil, sem nenhum imprevisto! 








categoria:

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!