Como evitar celulites e estrias


Creio que só de ver a palavra celulite nesse artigo, a grande maioria das mulheres já fica apavorada, afinal a celulite representa a segunda maior preocupação na classe feminina, perdendo somente para a gordura localizada.

 A celulite acomete grande número de mulheres de diversas faixas etárias e a mesma está relacionada a diversos fatores, desde genéticos, metabólicos, hormonais, alimentares e até devido ao uso de medicamentos. Outro fator que também está diretamente ligado ao metabolismo é o surgimento de estrias.
  
Mas o que são celulites e estrias?

Celulites são manifestações na pele, que se apresentam como ondulações, causando a aparência semelhante a furos que podem se localizar na região dos glúteos, coxas, abdômen, braços, região das mamas e até mesmo lombar.
Já as estrias, se manifestam clinicamente como riscos brancos ou avermelhados na pele, semelhantes a cicatrizes. Muitas vezes elas surgem quando há um crescimento corporal repentino, gravidez ou quando o indivíduo engorda ou emagrece rapidamente diversas vezes, o que chamamos de efeito sanfona. Com essa mudança corporal repentina, a derme não consegue se moldar de forma imediata às mudanças rápidas, sofrendo estiramento e ruptura de suas fibras.

O fator genético é o principal agente desencadeante, porém, como qualquer tendência genética para seu desenvolvimento, é preciso somar outros agentes. No caso das celulites e das estrias esses outros agentes desencadeantes estão relacionados ao meio ambiente de cada individuo, como uso do tabaco, alimentação desequilibrada, sedentarismo, uso de medicamentos (principalmente anticoncepcionais), estresse, gravidez, menopausa, dentre outros.


Uma dieta alimentar adequada não só previne a mulher do surgimento da celulite, como também previne o aparecimento de estrias corporais, já que elas se originam da ruptura das fibras de colágeno provenientes do ganho de peso repentino e emagrecimento rápido freqüente (efeito sanfona).

É importante ressaltar que a aparência da celulite pode piorar se ela não for tratada logo no início, tornando mais difícil combatê-la. 

Você sabe quais são os níveis da celulite?  

Grau 1: Leve – A celulite é interna, não é vista nem sentida e só aparece caso a pele seja apertada com força. É nesse grau que os vasos estão suscetíveis à ação inflamatória e as toxinas começam a se acumular.
Grau 2: Visível – Nesse estágio não é preciso mais comprimir a pele para notar as marcas. Seu aspecto é acolchoado, porque o sistema linfático está mais comprometido. Ao apertar a pele, ela fica amarelada por conta do acúmulo de líquidos.
Grau 3: Intensa – A superfície da pele passa a ter aspecto de gomos visíveis; os  nódulos começam a aparecer e ser sentidos com o toque. Como a pele já está mal nutrida, pode haver desidratação dos tecidos. A textura torna-se áspera, os poros ficam dilatados e surgem microvarizes. É a partir desse estágio que começam os primeiros sinais de dor e o inchaço fica bem evidente.
Grau 4: Grave – A celulite se torna visível até mesmo através das roupas. As fibras que constituem a musculatura formam espécie de  nós e as células de gordura  agrupam-se de tal forma que formam  nódulos maiores, prejudicando a circulação.

Já com relação as estrias, existem apenas dois tipos: as rubras (avermelhadas) e as albas (esbranquiçadas).
As rubras são as mais novas e têm essa coloração porque ainda existe um conjunto de vasos sanguíneos adequado na área, sendo assim, se forem tratadas rapidamente, podem desaparecer, já que existem nutrientes suficientes para a completa regeneração da fibra. Caso não sejam tratadas, poderão evoluir para o tipo albas, que são mais profundas, não sendo vascularizadas e têm aparência de pele envelhecida. Nesses casos, só é possível recuperar aproximadamente 70% da pele atingida.



MITOS
Bebidas gaseificadas como os refrigerantes e o uso de roupas justas causam celulite?
Não é o gás presente no refrigerante, mas a quantidade de açúcar que pode contribuir para o aparecimento das celulites. Já o uso de roupas justas não causam a celulite, mas ajudam a agravar o problema, já que dificultam ainda mais a circulação sanguínea comprometida quando já se tem a celulite instalada.

Bronzeamento ajuda a esconder as estrias?
O sol não contribui para diminuir nem disfarçar estrias, muito pelo contrário, o bronzeamento ajuda até a destacar alguns tipos de estrias, principalmente as estrias esbranquiçadas ou albas. 

Como evitar celulites e estrias?                                                          
Existem diversos tipos de tratamentos para as celulites e estrias que vão desde métodos não invasivos como drenagem linfática até mais invasivos como carboxiterapia, dermoabrasão, aplicação de ácidos subcutâneos e laser. Porém, existem também formas de se prevenir e combater as celulites com técnicas especificas de dieta alimentar e exercícios físicos adequados que podem ser associados ou não as demais técnicas descritas acima para combater as celulites e estrias, dependendo do grau em que se encontram.

Os exercícios físicos praticados de forma freqüente representam um importante estímulo no combate as celulites, uma vez que atuam produzindo diversas reações benéficas ao metabolismo, diminuindo o acúmulo de gorduras, regulando a pressão arterial, diminuindo o risco para doenças crônico-degenerativas como o diabetes, etc. Tanto os exercícios aeróbicos como os de musculação são benéficos no combate as celulites e estrias, porém os resistidos de musculação possuem um efeito mais intenso sofre as celulites, uma vez que alteram a composição corporal, tonificando os músculos e substituindo o tecido gorduroso em tecido muscular, ou seja aumentando a massa magra corporal. As chances de surgimento de celulites ou estrias diminuem, pois o metabolismo passará a ser mais anabólico, criando maiores condições de desenvolvimento muscular, passando a diminuir o acúmulo de gordura corporal e toxinas inflamatórias, as principais formadoras das celulites.

Por outro lado, uma dieta adequada, rica em nutrientes benéficos, com baixo teor de açúcares refinados, gorduras e sódio, acarretam numa diminuição acentuada das chances de desenvolvimento de celulites.
Nesse caso, o indicado seria o consumo de porções alimentares de nutrientes como proteínas, carboidratos e vitaminas de forma dosada, com intervalos de 3 em 3 horas e um baixo consumo de gorduras.

Os exercícios de musculação ainda podem ser alternados com os exercícios aeróbios (corrida, caminhada, step, bicicleta ergométrica, spinning e hidroginástica) para que possam ser trabalhadas partes diferentes do corpo, aumentando a oxigenação e queima de gordura mediante os exercícios aeróbicos, com o ganho de massa muscular produzido pelos exercícios de musculação.



Dicas de exercícios para combater a celulite
Agachamento, o stiff, exercícios flexores da perna, exercícios extensores da musculatura da perna, adutores, abdutores, leg press, exercícios de panturrilha, dentre outros.

Para resultados eficientes, recomendo sempre que procurem profissionais capacitados, pois muitas vezes o tratamento é feito de forma multi-disciplinar, envolvendo a atuação de médicos, nutricionistas e um personal trainer. 

Acompanhe a Revista Mundo Mulher também no Facebook.





categoria: , , , , , ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!