Rosto sexy e atraente

Mulheres com olhos grandes e queixo pequeno são irresistíveis e causam efeito parecido com o da cocaína nos homens.

A modelo e atriz Rosie Huntington-Whiteley é sem dúvida uma das mulheres mais desejadas de 2011.

A loira se destacou desde que exibiu sua beleza estonteante e curvas poderosas no terceiro filme da série “Transformers”, mas seus traços irresistíveis são explicados também pela ciência. Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, o rosto da jovem de 24 anos tem uma combinação de formas que provoca nos homens o mesmo efeito da cocaína.

Divulgado no mês passado pela revista americana Men’s Health, o estudo aponta que faces como a de Rosie ativam o sistema de recompensa cerebral dos homens, que regula a relação com o prazer e com o desejo por mais. O rostinho bonito, nesse caso, é como uma droga.

                   A atriz Rosie Huntington causa um efeito nos homens parecido com a cocaína

As características de uma mulher sexy e irresistível são a testa ligeiramente proeminente e curvada, olhos grandes, nariz, boca e olhos relativamente baixos, bochechas arredondadas e queixos pequenos. Além disso tudo que já provoca inveja em muitas mulheres, Rosie ainda tem como marca registrada um bocão carnudo que provoca suspiros. 

O estudo de Harvard não é único: cientistas de instituições prestigiadas ao redor mundo têm se dedicado nas últimas décadas a descobrir qual o modelo de rosto que atrai o sexo oposto. Outros trabalhos já apontaram que um rosto feminino atraente deve ser simétrico, com traços harmônicos.

Uma pesquisa curiosa conduzida pela Universidade de Toronto determina até a proporção exata que um rosto de mulher deve ter para atrair: a distância entre os olhos e a boca deve corresponder a 36% da extensão total do rosto. Já em largura, o que conta é a distância entre as pupilas de cada olho, que devem corresponder a 46% da medida de uma orelha a outra. Os cientistas canadenses apontam a cantora country Shania Twain como detentora dessas proporções que atiçam o ‘tesão’. Segundo eles, essa geometria provavelmente fornece inconscientemente ao cérebro do homem pistas de que aquela mulher é fértil e tem boa saúde, fatores importantes na evolução humana.

Cara de menina

Uma pista fornecida pelos estudos de Harvard e de outras instituições é que a face mais atraente para os homens é aquela angelical. Segundo a Universidade alemã de Regensburg, essa face perfeita tem rosto magro e estreito, pele bronzeada, sobrancelhas escuras e finas, cílios longos e fartos, ausência de olheiras, pálpebras estreitas e nariz fino. As representantes do mundo real que se aproximam desses modelos científicos são as tops Kate Moss e Gisele Bündchen e a atriz Brigitte Bardot quando jovem.

A Universidade Regensburg criou um protótipo do rosto feminino que mais atrai os homens (esquerda) e de um rosto que não desperta muita atenção (direita).

Se essas particularidades faciais compõem a mulher perfeita, o oposto delas funciona como repelente de homens. As características não atraentes, como sobrancelhas grossas e nariz largo, são predominantemente masculinas, o que não é a preferência dos marmanjos heterossexuais.

Apesar de cientificamente justificados, os rostinhos perfeitos não são a realidade da maioria das mulheres, que costumam apresentar alguns dos atributos apenas. Os estudos ajudam a identificar, portanto, os pontos fortes de sedução nas mulheres que devem ser destacados e quais são as características que merecem trato ou maquiagem.






categoria:

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!