Raios solares - Os grandes vilões da nossa pele


Entenda mais sobre os efeitos provocados pelas excessivas exposições solares. E deixe-nos seus comentários.

Uma grande preocupação que vem ao longo dos tempos são os problemas que os raios solares causam a nossa pele, seja no verão ou no inverno. E aí você deve estar se perguntando, mas no inverno? É, por incrível que pareça, mesmo que em menos intensidade, se não nos prevenirmos, eles se tornam nocivos a pele também. Sei também que vocês devem estar pensando, mas mais uma matéria sobre este assunto? É, mais uma matéria, pois este é um assunto que deve ser frisado sempre, porque se trata da nossa saúde.

Pele vermelha é sinal de que você esqueceu de passar o protetor solar ou então abusou do sol. Nesse caso o melhor é identificar o tipo da queimadura solar para analisar qual o melhor tratamento para cada estágio de queimadura.

Mas você sente que além de vermelha sua pele está ardida. Nesse caso é fácil de resolver em casa mesmo com o uso de cremes e alguns cuidados adequados. Mas se sua pele, além de vermelha, ardida e com bolhas, você ainda sente febre, o melhor é contactar seu doutor imediatamente, pois segundo os dermatologistas, neste caso, o problema pode ser mais grave.


Estas queimaduras são um processo inflamatório e geralmente nas primeiras 48 horas o ideal é aliviar a ardência com loções e pomadas, além de beber muita água. No caso de hidratantes são recomendados aqueles que contém Aloe Vera, Aveia, Calêndula que amenizam o desconforto, porém fique longe das receitas caseiras que em vez de auxiliarem acabam piorando o quadro.

Às vezes os médicos recomendam os pacientes a tomarem uma aspirina caso a dor seja intensa, pois esta auxilia no processo antiinflamatório. Mas nada de se automedicar, o ideal é sempre consultar um médico antes, pois algumas pessoas são alérgicas a determinados medicamentos.


Se surgirem bolhas o melhor é consultar o médico, pois dependendo do estagio poderá ter que usar medicamentos mais fortes e específicos para este caso. E o ideal é nunca ficar cutucando a bolha, pois pode infeccionar e agravar o caso. Porém, podes furar a bolha com uma agulha esterilizada para drenar o liquido, mas em hipótese alguma retirar a pele superficial, ou seja, da bolha, pois esta tem a função de proteger de infecções.

Se a queimadura provocada pelo sol for apenas superficial, você pode após o segundo dia começar a tratar a pele para evitar que fiquem marcas, nesta fase é indicado à esfoliação com produtos específicos para seu tipo de pele, bem como aplicação de hidratantes com Aloe Vera, vitamina E, cerâmidas, manteiga de Karité e aveia.

Outra informação importante é assim que sua pele começar a soltar a parte superficial, você resistir àquela vontade de arrancar as beiradas, pois isso pode abrir caminhos para infecções e sua pele ficar manchada. Neste período a exposição solar deve ser moderada e o uso de filtro solar redobrado, além da proteção com chapéu, que também esta na moda o uso dos mesmos, usar camiseta e se for à praia preferencialmente ficar sob a proteção do guarda-sol de lona que oferecem muito mais proteção contra os raios ultravioletas.

Então nunca se esqueçam que a exposição prolongada ou o descuido de se proteger dos raios solares causam manchas marrons e vermelhas, ressecamento, enrugamento e o mais temido que é o câncer de pele. Por isso vamos nos proteger sempre, independente da intensidade dos raios solares.

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

4 | Divulgue e Comente!

  1. Unknown says:

    Muito Boa Dri... Agora sou sua modelo huahuauaua bjs

  2. Olá Alana! Obrigada pelas considerações!
    É tu é a modelo exclusiva agora, mas ve se não comete mais este erro gravíssimo.
    Se cuida, guria pois sol é muito bom, mas, tudo que é em excesso é prejudicial a saúde ;). Beijos

  3. Drica, parabéns pela matéria, aliás o que antes parecia um cuidado bobo, foi comprovado que é muito importante!
    Filtro solar é fundamental e hoje é muito comum você encontrar vários produtos de perfumaria e cosméticos que já venham com protetor solar em sua composição!
    Abraço e sucesso sempre!

  4. Grande Thiago Melo! Obrigada pelas considerações. Com certeza todo cuidado é importantíssimo.
    Verdade o filtro solar deve ser usado sempre, bem como os produtos de perfumaria e cosméticos que contenham protetor solar em suas formulações. É melhor se protejer antes do que ter que remediar depois, não é mesmo Alana (risos).
    Abraço e sucesso pra ti também.