Planeje seu intercâmbio! – Escolha a agência

Decidir se vale à pena procurar os serviços de uma agência de intercâmbio ou se é melhor resolver todas as pendências por si mesmo é bem difícil.

Deve-se levar em consideração seu tempo disponível, sua paciência e claro, sua disposição financeira. A Rmm selecionou três opções que podem ajudar bastante quando o assunto é contratação de serviços. Acompanhe as apresentações, os depoimentos e não hesite em pedir orçamentos. Afinal, um dos pontos mais importantes tratando-se de intercâmbio é o planejamento.

1. STB – Student Travel Bureau 

Uma das agências que facilmente pode ser encontrada, o STB foi fundado em 1971 e possui mais de 60 lojas no Brasil, além de unidades na Austrália e na Nova Zelândia. Presente em 20 estados, além dos cursos de idiomas, extensão universitária, experiência de trabalho, Au Pair e turismo é a opção ideal para quem sonha em trabalhar na Disney, pois o STB é o recrutador exclusivo aqui no Brasil. O intercâmbio High School é um dos mais procurados, gerando laços entre o intercambista e sua host family (família anfitriã) que dificilmente serão desfeitos. Acesse: stb.com.br

“Depois de uma conversa com meus pais em 2005, decidimos que eu faria intercâmbio nos Estados Unidos. Ao longo de 2005 fomos atrás de informações sobre o serviço. Escolhemos a STB, pois já tinha ouvido falar por amigos e familiares que haviam utilizado o serviço da mesma.

Escolhi o intercâmbio do tipo High School e optamos por um período de 6 meses. A empresa sempre se postou a tirar qualquer dúvida que tivéssemos e nos auxiliaram desde o momento de tirar o visto até o último dia do intercâmbio.

Decidimos por uma opção de pacote de serviço em que era possível escolher qual região dos Estados Unidos eu queria ir. Tive uma experiência muito boa, e por conta disso, no ano passado (2010) foi a vez do meu irmão também fazer intercâmbio, também através da STB, ficando inclusive com a mesma família que eu fiquei.”

Mateus Martins





2. IE Intercâmbio


Desde 1998 no mercado, a IE Intercâmbio também traz diversas opções para você que deseja novas experiências. Com 32 agências em 17 estados, a IE oferece intercâmbios de trabalho (trainee, study and work, Au Pair, work experience), curso de idiomas e High School. Vale a pena ficar ligado no site da agência, pois promoções e facilidades no pagamento sempre surgem! Acesse: ieintercambio.com.br

"Encontrei a IE por uma amiga de trabalho. Ela já iria viajar e me convidou a morar junto com ela e outros amigos. Decidi viajar em cima da hora e fiz todos os processos de forma bem rápida, pois eu só teria dois meses até viajar, em 2010. O estado que escolhi foi Nevada e a cidade Las Vegas. Essa escolha não foi aleatória. Las Vegas vive de turismo e na época em que viajei estava em alta estação, logo, empregos tinham aos montes. Além disso, diversão não faltaria, muito menos lugares para visitar já que LV fica a algumas horas do Grand Canyon e vizinho ao estado da Califórnia.

O programa que escolhi foi o Work Experience - Self Placement. O WE é um programa onde você vai para os EUA trabalhar, de forma que é exigido de você um nível intermediário na língua, para poder, pelo menos, falar o mínimo. Nesse tipo de intercâmbio, você ganha dinheiro para se sustentar, passa o dia em contato com a língua nativa e com a cultura.  Na modalidade Self-Placement, você mesmo vai atrás do seu emprego, ainda no Brasil, mandando emails para os empregadores dos EUA e agendando entrevistas via Skype.

Caso não consiga o emprego no Brasil, não tem desespero. O intercambista viaja na alta estação e várias vagas para emprego temporário estão em aberto, de forma que ao chegar lá você vai procurar emprego, como foi o meu caso, pois tive pouco tempo para me preparar. Detalhe: É obrigatório que o intercambista trabalhe, existe um órgão chamado "sponsor" que será seu responsável nos EUA caso necessite de algo, ele quem faz a coleta do documento que o empregador assina comprovando que você está trabalhando. Caso não consiga num período de 1 mês, deverá entrar em contato com o sponsor para aumentar o prazo. Se mesmo assim não conseguir, o que é raro, o intercambista deve voltar ao país de origem. 

A experiência de trabalho foi excelente! Viajei sem emprego e com 2 semanas procurando incessantemente encontrei em uma loja de brinquedos. Trabalhei como vendedor e trabalhei bastante. Os americanos gostam de nós brasileiros, pois trabalhamos muito e "damos duro", como eles mesmos falam. Nesse tempo, falava muito inglês e espanhol, mas, como morei em uma cidade extremamente turística, também falei um pouco de francês e muito português.

Aprendi muito do inglês e não tinha medo de errar, de forma que os meus colegas de trabalho me corrigiam quando errava. Isso me fez aprender muito. Voltei de viajem e hoje não tenho medo nenhum de falar com qualquer um no mundo que se comunique em inglês. 

A Agência auxilia em todo o processo, desde a retirada do passaporte, informando onde tirar, até agendamento da entrevista no consulado para o visto, seguro saúde cobrindo qualquer despesa e uma linha específica no exterior para eventuais dúvidas. Além disso, haviam sempre contatos via email para saber feedback e se havia conseguido o emprego. Ainda no Brasil, houve alguns eventos de preparação cultural e para procura de emprego.

A experiência é excelente e o sucesso só depende do intercambista. Sair da sua rotina, do seu conforto e partir para um país diferente com cultura diferente, com novas responsabilidades. Foi muito bom!”

Rodrigo Cavalcante
@vulgoindio




3. AIESEC

Organização sem fins lucrativos, a AIESEC não se caracteriza como uma agência de intercâmbio, mas, sim, como uma organização onde jovens universitários podem encontrar excelentes oportunidades para desenvolver-se profissionalmente através dos intercâmbios e participando voluntariamente da organização. Presente em 1.700 universidades de 107 países e territórios, é a maior organização internacional formada por estudantes do mundo e tem o intuito de fazer com que os jovens tenham seus potenciais descobertos e desenvolvidos a fim de causar impacto positivo na sociedade.  Logo, se você é universitário ou recém-graduado (com até dois anos de formado), possui idade inferior a 30 anos e teve sua curiosidade despertada, saiba como funciona: Fiquem atentos ao período de inscrição e inscrevam-se para uma seleção no escritório AIESEC da sua cidade ou através do site aiesec.org.br . A entrevista é feita em duas etapas, onde se analisa o perfil de membro da AIESEC, o nível do inglês ou do espanhol e conhecimentos específicos dependendo do intercâmbio que você deseja. Treinamentos para o intercâmbio são realizados até que o contrato seja assinado e as buscas por vagas que se assemelham ao seu perfil são efetuadas.

Os programas AIESEC são:

Cidadão Global (Educacional e Saúde): Programa de trabalho voluntário em projetos e ONGs. Existem diversos tipos de trabalho voltados para educação, educação cultural, gestão em ONG, Direitos Humanos, trabalho com portadores de HIV, etc.

It's My World: Voltado para estudantes da área de TI. Web development, linguagens de programação, etc (Intercâmbio Profissional)

Talentos Globais: Voltado para estudantes da área de gestão. Intercâmbio profissional em empresas com atividades de gerenciamento, marketing, projetos, finanças, etc.

“Conheci a AIESEC em 2009, através de um e-mail marketing que recebi sobre os programas de intercâmbio. Fiz a seleção, fui aprovado, me identifiquei com os valores e trabalho da organização e resolvi trabalhar nela antes de viajar. Passei o restante do ano como membro da equipe de intercâmbio para estudantes e, em 2010, resolvi ir para o Chile. Para a escolha do país, o fator financeiro foi bem forte, logo,  preferi ir para algum lugar da América Latina. O projeto do Chile ao qual trabalhei (Aldea Global) me encantou muito; ministrava aulas sobre empreendedorismo, sustentabilidade, responsabilidade social,  convivência comunitária, inglês e recreação para jovens entre 8 e 16 anos. A experiência foi maravilhosa! Até hoje tenho meu host como família. Claro que passei por algumas dificuldades, problemas e tal, mas o que vivenciei lá compensou tudo. Tive um bom suporte da AIESEC, até por que eu já era membro há mais de um ano. Sei todo o funcionamento da organização e a quem recorrer, então, foi bem tranquilo.”

Bruno Matos
@bruno_kun




Lembrem-se! Antes de contratar os serviços de qualquer organização ou agência de intercâmbio, busque informações a respeito. Pesquise, procure indicações, saiba os pontos positivos e negativos de cada uma até que a sua escolha seja feita.

>Matéria anterior
 Escolha o tipo e o país 

>Próxima matéria
 Preparando a documentação 

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

1 | Divulgue e Comente!

  1. Rozane says:

    Já li muitas matérias sobre o assunto, até mesmo porque meu filho realizou um intercâmbio ano passado e confesso que gostaria de ter lido essas matérias na época que ele estava se preparando para viajar.