Cuidados com o fim da menstruação


A menopausa não marca apenas a última menstruação espontânea da mulher e o início ao período não reprodutivo, também chamado de climatério. Nessa fase, o corpo feminino passa por modificações hormonais, como o encerramento gradual da produção de estrogênio pelos ovários, até que estes órgãos parem de funcionar. Algumas dessas mudanças podem facilitar o aparecimento de doenças, como osteoporose, e por isso o acompanhamento médico é fundamental.

A chegada da menopausa ocorre em média aos 51 anos, mas pode variar entre os 45 e 55. A transição entre o período reprodutivo (que vai da primeira até a última menstruação) e o climatério caracteriza-se pelo surgimento de alguns sintomas, como fluxo menstrual irregular, eventualmente mais intenso, e intervalos longos entre os sangramentos. Outros sinais são as famosas ondas de calor, suores noturnos, ressecamento vaginal, que pode contribuir para a redução do desejo sexual, irritabilidade, depressão e diminuição da atenção e memória.

Segundo a Dra. Carla Vanin, ginecologista com especialidade em climatério, a menopausa é diagnosticada depois que a mulher permanece por um período de 12 meses sem qualquer sangramento. Alguns fatores podem interferir na sua chegada, como estresse, uso de medicamentos contra depressão e tabagismo. O vício no cigarro, por exemplo, provoca morte celular e acelera o desaparecimento dos folículos ovarianos, o que resulta na antecipação da menopausa em até três anos.
Hormônios

A modificação na produção hormonal, principalmente de estrogênio, contribui para o surgimento de algumas doenças. Entre elas está a osteoporose, caracterizada pela perda de cálcio nos ossos, deixando a pessoa mais vulnerável a fraturas. Outros efeitos na saúde são aumento do colesterol e da possibilidade de ter problemas cardiovasculares.

Alguns tratamentos com hormônios ajudam a prevenir essas doenças e a melhorar a qualidade de vida. De acordo com dra. Carla Vanin, a Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS, na sigla em inglês) sugere que a terapia hormonal (TH) seja ministrada o mais próximo possível do início da menopausa, mas somente quando indicada para tratar sintomas relacionados ao climatério. Assim, diminuiriam os riscos relacionados à TH, como problemas cardiovasculares e tromboses.

Além disso, a terapia deve ser usada na menor dose e pelo menor período possível. “Sabe-se que após cinco anos de uso da TH na menopausa, existe um risco pequeno mas maior de a mulher desenvolver câncer de mama”, explica a médica. “Apesar da TH tratar ou reduzir o risco de incidência de algumas doenças, tais como osteoporose ou fraturas, atualmente ela não é a primeira escolha para estes tratamentos.”

Outra possibilidade de controle dos sintomas da menopausa é manter hábitos saudáveis, como realização de exercícios físicos, adoção de uma alimentação balanceada e variada, com baixo teor de gordura, ingestão moderada de álcool e evitar fumar. “O exercício físico diminui a intensidade dos sintomas vasomotores e previne os cânceres de mama e de endométrio. Além disso, contribui para o controle do peso, reduzindo as chances de surgirem doenças cardiovasculares e protegendo a massa óssea”, diz a ginecologista. 

Fonte: Gineco





categoria:

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!