Parto Normal e Cesárea: Caminhos para nascer


"Como será o seu parto?" Toda grávida tem que responder a esta pergunta seja dos parentes, dos amigos, e do/a obstetra (que, muitas vezes, toma com ela a decisão). Existem diversos tipos de parto: de cócoras, na água, etc. Mas, no dia-a-dia, dois tipos de parto dividem a atenção da gestante: o normal e a cesárea.

Dr. César Miranda, obstetra, médico do Ministério da Saúde, e parteiro, adverte que a desinformação é a maior causa de uma escolha errada com relação ao tipo de parto. A ela se alia a mudança de perfil da mãe nas últimas décadas. "Nos anos 70, a mulher era apenas mãe e dona de casa. Hoje os objetivos são outros.

Ser mãe não é mais a prioridade e muitas mulheres engravidam tarde, depois de se estabilizarem na profissão.
Essas mulheres, mais práticas, se afastam do parto normal, que é artesanal. Preferem a cesárea porque são mais velhas ou por medo da dor", diz o médico. Apesar dessa observação, cresce o número de mulheres que preferem a naturalidade do parto normal, assim como os movimentos de resgate a este tipo de parto. Estas, seguem a bandeira de que o parto é da mulher, e que se torna um procedimento médico, apenas quando realmente necessário.

Parto Normal: por que não?


"Fisiologicamente a anatomicamente todas as mulheres estão preparadas para o parto normal", diz Dr. César. Nele o feto é expulso através de contrações pela mãe. No momento do nascimento, a cabeça do bebê chega ao canal vaginal e pressiona o períneo. Quando necessário, o médico faz uma episiotomia (corte na passagem vaginal). A mãe que prefere o parto normal se recupera rapidamente e os pontos caem sozinhos. Isso sem falar que a ligação entre mãe e bebê é muito maior. O recém-nascido pode amamentar já na sala de parto.
A mãe não sente as dores do corte no abdômen, como acontece na cesárea. No parto normal não há cicatriz aparente. A recuperação pós-parto é quase imediata. A dor no períneo é a desvantagem desse tipo de parto.

Quando a cesárea é a solução.

Muitas vezes ela é necessária para o sucesso de nove meses de espera e a única solução para salvar a vida da mãe e do bebê. A vantagem da cesárea é a possibilidade de retirar o feto no momento certo, com rapidez, quando existem dificuldades para o nascimento pelas vias normais, em casos de hipertensão, pré-eclampsia, diabetes gestacional, insuficiência placentária, problemas do coração e rim. 

A grande crítica é que ela é excessivamente usada, em alguns casos, sem necessidade, porque o tempo de espera até o nascimento é menor (um parto normal pode durar até 10 horas, enquanto a cesárea dura, em média, 40 minutos). A falta de informação também leva a mãe a acreditar que é um parto indolor, mas a recuperação é mais lenta e dolorosa que o parto normal. Os pontos não caem sozinhos (precisam ser removidos no consultório do ginecologista), há risco de infecção e os recém-nascidos podem ter problemas respiratórios. Além disso, apresenta de 7 a 20 vezes mais chance de infecções e complicações para a mãe, que o parto normal.

Estatística

O Brasil é um dos líderes em cesarianas no mundo. O índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de até 15% de cesáreas do total de partos. Dados da Agência Nacional de Saúde, de 2006, mostram que em 79% dos nossos hospitais privados a opção é pela cesariana. Nos hospitais públicos, a média é de 28% (22% no Norte e Nordeste, 32% no Sudeste, Sul e Centro-Oeste).

Que venham com saúde!

Nossos filhos podem nascer de forma natural ou por intervenção cirúrgica, mas ainda vale o que diziam nossas avós: 'Que venham com saúde!' Desejo antigo que simplifica tudo. Cada uma de nós se encontra num cenário diferente durante a gestação e este cenário pode mudar, inclusive, na hora do parto. Portanto, seja qual for a sua decisão quanto ao parto, assuma. Antes, porém, se está com saúde e o bebê também, não opte por uma cirurgia apenas por medo ou, pior, comodismo. Leia sobre as vantagens e desvantagens de cada parto, converse com médicos, terapeutas e tome a própria decisão. A experiência das outras mães, muitas vezes, não é a sua. Por outro lado, se a cesárea for necessária ou se você fica mais segura, relaxe. Mas os médicos sabem e as mães têm que ficar atentas: a cesárea deve ser indicada com responsabilidade. O importante é a realização nesse momento tão especial. 

Veja vídeos de parto Normal e Cesário e fique mais informada:



Fonte: Guia do Bebê (Denise Domingos), YouTube, outros.

Envie para nós sugestões de matérias: Página Contato ou revistamundomulher@gmail.com

Patrícia Souza






categoria:

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!