Lipoaspiração - Orientações e esclarecimentos

Em seu primeiro artigo para o Rmm, a Dra. Janete Clívea, Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, expõe, de forma singular, orientações sobre as práticas da Lipoaspiração. Confira, comente e tire dúvidas.

A  exigência de se ter um corpo magro é muito grande no mundo atual, a ditadura da beleza magra faz com que até mesmo pequenos acúmulos de gordura se tornem um fardo para algumas mulheres. Nesse aspecto a lipoaspiração pode ser uma grande aliada no combate a essas gordurinhas indesejadas. A lipoaspiração não é uma cirurgia de emagrecimento, mas sim de remodelação e retirada de gorduras localizadas, por tanto, pacientes que precisam perder muito peso não irão se beneficiar desta técnica.

Hoje cada vez mais tem se falado na lipoescultura, que ocorre quando se lipoaspira gordura de um lugar, como abdome ou culote, para colocar em outro, como nádegas por exemplo, modelando ou realmente esculpindo um corpo de forma a torná-lo mais harmônico e belo.

O procedimento  de lipoaspiração deve ser feito em ambiente hospitalar, com profissional de cirurgia plástica treinado e habilitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, O que pode ser consultado no site da sociedade www.cirurgiaplastica.org.br. Como é um procedimento cirúrgico, não é isento de riscos, que podem ser minimizados utilizando-se  uma técnica adequada com um preparo pré-operatório ideal, uma avaliação individualizada de cada caso e  uma equipe bem preparada. 

A quantidade de gordura a ser retirada depende de cada paciente, cada paciente tem um corpo diferente do outro com gorduras localizadas em locais diversos e por isso, os resultado podem ser diferentes, de pessoa para pessoa. A quantidade recomendada de retirada de gordura pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica  é em média um máximo de 5 a 7 % do peso da paciente no momento da cirurgia.

O tipo de anestesia pode ser geral, peridural, ou local com sedação se for uma área pequena a ser aspirada. As cicatrizes são pequenas e tendem a ser colocadas em dobras ou sombras naturais do corpo ou, mesmo que fiquem escondidas por peças de roupas íntimas, é importante dizer que não existe cirurgia sem cicatriz. A função da cirurgia plástica é apenas tentar minimizá-las o máximo possível, de forma que se tornem, ao longo do tempo, pouco perceptíveis.

Em relação ao pós-operatório, a lipoaspiração normalmente requer um internamento de apenas 24h ou menos. A alimentação neste momento pode ser de uma dieta branda a normal, evitando-se excessos. A paciente pode locomover-se normalmente sem ajuda e pode realizar sua higiene pessoal normalmente sem ajuda. É claro que essa cirurgia requer um repouso de pelo menos uma semana  e afastamento de suas atividades habituais (trabalho e estudo) de no mínimo 15 dias, avaliando cada caso esse tempo pode ser diferente. No início, pode haver manchas roxas e inchaço que regridem espontaneamente em algum tempo. O resultado já pode ser visto com 30 dias pós cirurgia quando 70 a 80% do edema diminuiu, a diferença já impressiona e todos já notam. Os demais 30 a 20% diminuem ao longo de 3 a 4 meses, quando pode ser visto o resultado final da lipoaspiração.

É recomendada a realização de drenagem linfática no pós operatório para minimizar o inchaço, melhorar o conforto da paciente e o resultado da lipo, pois minimiza áreas com nódulo e fibrose próprios do processo de cicatrização. Além do uso de cinta modeladora por um período de 3 a 4 meses.

Apesar de todos esses cuidados, a lipoaspiração tem resultados fantáticos como nenhum outro método para perda de medidas e gorduras localizadas e, se feita por profissional habilitado em local adequado e com parcimômia, tende a ser muito  segura, e leva a grande satisfação dos clientes.



Por Dra. Janete Clívea
Colunista Rmm - CRM 11.112
Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
www.janeteclivea.com.br

categoria: ,

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 | Divulgue e Comente!